O início da humanidade foi marcado pelos homens das cavernas. E, por definição, essas cavernas são cavidades naturais rochosas com dimensões que permitem acesso a seres humanos, e algumas são tão incríveis que realmente dá vontade de passar uma temporada nelas, como antigamente.
A Son Doong, no Vietnã, é uma delas. Conhecida como a maior caverna do mundo, ela abriga diversos animais nativos, além de cascatas e formações geológicas curiosas.
Lá na Rússia também podemos encontrar outra muito interessante: a Caverna de Gelo, que está localizada próxima à geleira que cerca o vulcão Mutnovsky. Ela foi moldada pela ação de Fumarolas – aberturas que liberam calor e gases vulcânicos.
Continuando a falar sobre gelo, temos a Caverna de Vatnajokull, na Islândia. Ela fica na maior geleira da Europa, e se formou graças ao derretimento da água glacial.
As Cavernas Batu, na Malásia, foram as que realmente receberam hóspedes humanos. Passaram por elas ingleses, colonos chineses e índios Temuan, e hoje está cheia de estátuas para serem visitadas!
A Caverna em Algarve fica em Portugal e tem uma peculiaridade: ela só é acessível pela água! Imagine poder descansar nesse paraíso?
E para quem está procurando um espetáculo natural à parte, a Caverna Waitomo Glowworm, na Nova Zelândia, é uma ótima opção. Imagine milhares de criaturas minúsculas luminosas (as chamadas arachnocampa) irradiando luz pelas paredes da caverna!
E então, qual delas mais despertou seu interesse? Na parte II teremos muitas outrascavernas de tirar o fôlego! Fique de olho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário