O mercado está favorável para quem deseja comprar um imóvel. Com a economia instável, a recessão fez com que as vendas caíssem em 2015 e, desta forma, aumentasse o estoque das construtoras. Agora, elas tentam atrair os consumidores de toda forma e realizam todo tipo de promoção.
As promoções variam bastante de construtora para construtora. Algumas oferecem desconto no preço, outras oferecem uma viagem, há ainda a opção de decorar um ou mais ambiente do imóvel que será adquirido, são muitas as opções para atrair os clientes. “Em janeiro, fizemos um balanço do fechamento das vendas e, apesar de ter sido um ano bom para a PDG, analisamos quais produtos e promoções poderíamos oferecer para acelerar as vendas. Inclusive estamos ofertando produtos com o mesmo preço que oferecemos na Black Friday”, afirma Leonardo Raymundo, gerente comercial e de marketing da PDG.
A PDG está oferecendo desconto de até 10% no Evolution Diadema, que tem apartamentos de 54 metros quadrados e 62 metros quadrados, com dois e três quartos, e preço a partir de R$ 221 mil. E, caso o cliente opte por pagar à vista, ainda pode ganhar mais 8% de desconto.
Já a Even Construtora e Incorporadora está com uma campanha até março que oferece unidades prontas em todas as regiões de São Paulo com descontos de até 50%. O cliente ainda tem a possibilidade de usar o veículo como entrada. As ofertas são válidas para mais de 90 empreendimentos, com entrada a partir de 10%.
A Cyrela Sul promove uma campanha voltada para quem quer trocar a moradia. O cliente entra com um imóvel usado na negociação para a compra de um apartamento novo e pronto para morar no complexo residencial Neoville Florianópolis, no bairro do Abraão. O consumidor que comprar um imóvel durante a campanha ainda vai ganhar uma obra do artista plástico inglês Giles Oldershaw feita a partir de uma fotografia enviada à Cyrela pelo próprio cliente.
Só em 2015, a Cyrela realizou quatro campanhas. “Não é um procedimento comum da Cyrela realizar esse tipo de campanha. Mas estamos convivendo com uma época diferenciada da nossa economia e, de certa forma, além de estarmos obtendo resultados e cumprindo nossa metas, aproveitamos para interagir ainda mais com nossos clientes”, esclarece o gerente comercial de Santa Catarina da incorporadora, Samur Rick.
A Moura Dubeux, por sua vez, oferece descontos de até 25% nos empreendimentos já lançados em Pernambuco. Este índice varia de acordo com o imóvel. O cliente ainda tem a opção de optar por outros benefícios, como a mobília para a cozinha, climatização no apartamento e taxas de registro e legalização quitados pela incorporadora.
Outro ponto que vale destacar é que o consumidor tem, atualmente, um poder de barganha maior na hora de fechar negócio. Ou seja, as incorporadoras estão mais flexíveis para negociar. “Se existem questões que ainda preocupam os clientes, a gente senta para negociar, tenta tranquilizar, oferece garantias, ou seja, a gente flexibiliza mais a negociação. No nosso caso, por exemplo, se o cliente não conseguir o financiamento, a gente devolve a entrada”, afirma Leonardo Raymundo, gerente comercial e de marketing da PDG.
Mas vale a pena aproveitar o momento de ofertas para comprar um imóvel?
Se sua ideia é realmente realizar o sonho da casa própria, sim, este é o momento. No entanto, é importante ficar atento para não ser atraído apenas pela palavra promoção e acabar fechando um negócio que não seja vantajoso.
Afinal de contas, o imóvel pode ser um bem para a vida toda e não deve ser comprado no calor da emoção. “Não tenha pressa porque a construtora diz que a promoção é até hoje ou só é válida por um período limitado ou que já são as últimas unidades. É preciso conhecer e analisar o mercado antes de fechar negócio”, explica José Rodolfo Melo Cavalcante Rodrigues, contador e coordenador do curso de Ciências Contábeis da faculdade Uninassau
Portanto, deixe a razão agir também e analise bem as condições da oferta antes de comprar o imóvel. “Pesquise bastante, analise as condições de pagamento e a sua situação financeira. Outro ponto importante é não olhar apenas o que foi divulgado na oferta, como 30 parcelas de R$ 999, é preciso conhecer tudo o que está no contrato. Para ter conhecimento da viabilidade do pagamento e não criar uma dívida, é preciso saber se todos os valores cabem no orçamento, como intercaladas e chaves”, avalia José Rodolfo.
Consulte a Imobiliária Anderson Martins www.andersonmartins.com
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