Para dar vazão aos imóveis, o Grupo lançará um iBuyer (instant buyer), ou seja, uma plataforma de compra rápida de empreendimentos, que parte de uma tendência já existente entre proptechs (startups relacionadas ao mercado imobiliário) ao redor do mundo. Segundo Lucas Vargas, CEO do Grupo ZAP, a iniciativa tende a “transformar uma das maiores e menos eficientes indústrias do Brasil"
.
Segundo os dados do próprio grupo Zap, o tempo médio de venda de um imóvel é de 468 dias. A empresa fará ofertas em dinheiro e à vista para diminuir “drasticamente” a duração dessa transação.
"O Grupo ZAP possui o maior banco de dados de oferta e demanda do mercado imobiliário, equipes de data scientists, e especialistas em machine learning”, diz Vargas. “Conectando os dados ao time com capacidade analítica robusta, podemos entender os valores de mercado dos imóveis. Dessa forma, podemos tomar decisões racionais para fazer ofertas rapidamente, ou seja, sermos 'iBuyers'", explica.
A escolha dos imóveis a serem adquiridos será feita a partir de indicações de corretores e imobiliárias. O Grupo Zap, então, fará uma análise de dados para selecionar aqueles que receberão propostas. Segundo a empresa, essa decisão levará em conta dados sobre oferta e demanda da região, características da propriedade e complexidade da reforma.
Aceita a proposta, os trâmites processuais para a aquisição serão realizados pela própria empresa, e o pagamento será à vista ao proprietário.
Já a revenda será realizada da maneira tradicional, por meio de imobiliárias e corretores de imóveis – os maiores parceiros do grupo.
˜Neste primeiro momento de testes, compraremos apenas imóveis residenciais usados e em parceria com algumas imobiliárias. No futuro, passaremos a avaliar a expansão para captação com todo o mercado", complementa Vargas.
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