1. Curso – para quem está pensando em seguir nessa carreira, a primeira coisa é procurar um bom curso. São várias as opções, tanto de cursos presenciais como à distância. Procure referências e a opinião de quem já os frequentou.
2. Estágio – Durante o curso, o aluno pode pedir uma inscrição de estagiário no Creci e com isso aprender na prática, sob a supervisão de alguém já experiente, como proceder no dia-a-dia da profissão.
Essa é uma boa época também para aprender a superar a timidez e a lidar com o público com maior desenvoltura.
3. Ser bom ouvinte – Para saber o que o cliente precisa, uma das dicas para ser um corretor de imóveis de sucesso é saber ouvir. Quanto mais se conversa, e principalmente, se ouve, maiores a chances de apresentar para ele algo que vá agradá-lo. Tome nota de tudo o que ele falar para não precisar perguntar novamente.
4. Fazer as perguntas certas – Alguns clientes não sabem bem o que querem. Cabe ao corretor fazer as perguntas certas para conseguir captar quais as reais necessidades do cliente.
5. Bom relacionamento – Manter sempre um bom relacionamento com os cliente, com base na confiança e na ética.
6. Agenda – Deixar sempre sua agenda atualizada com os contatos dos clientes, assim como as datas em que compraram seus imóveis e em que fazem aniversário. Mande um e-mail nessas datas, o que fará com que o cliente lembre de que ele pode contar com seus serviços (e eventualmente até indicá-lo para amigos e parentes), além de ser um gesto gentil que fortalece a relação entre vocês.
7. Seja bem relacionado – Construa uma grande rede de contato. Não importa o cargo, converse e seja gentil com todos ao seu redor, seja o porteiro, o gerente do banco, o manobrista do estacionamento, o dono do restaurante onde você almoça. Nunca se sabe de onde sairá seu próximo negócio!
8. Aparência – Saber como se vestir é fundamental. Esteja sempre com a roupa limpa e bem passada, impecável na hora de encontrar o cliente. Para as mulheres, maquiagem sem exageros e unhas sempre bem cuidadas. Para os homens, barba feita ou bem aparada e unhas limpas e cortadas.
Seu carro também deve estar limpo para não causar uma má impressão, principalmente se o cliente for entrar nele.
9. Atitude
10. Sigilo – Mantenha as negociações sempre em sigilo. Até a assinatura do sinal e o começo do pagamento, muita coisa pode mudar. Portanto, quanto menos comentários, melhor!
11. Ética
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