As incorporadoras se preparam para retomar os lançamentos depois de uma longa crise. Quais aspectos o gestor deve observar ao planejar um produto? Confira!
Nos últimos anos, os gestores do mercado imobiliário se viram pressionados pela crise e a queda das vendas e dos lançamentos. Em 2019, porém, tudo indica que o mercado brasileiro está voltando a respirar e o financiamento imobiliário deve ganhar novo fôlego.
Para as incorporadoras, é importante fazer o planejamento financeiro do empreendimento e avaliar as condições dos clientes para obter o crédito imobiliário necessário. Quer garantir bons lançamentos pela sua incorporadora? Veja o que você precisa saber para assegurar excelentes negócios em 2019!
Perspectivas do mercado imobiliário em 2019
Em 2018, o financiamento imobiliário teve crescimento de 33% em comparação com o ano anterior: foram 117 bilhões de reais desembolsados nos empréstimos realizados com recursos da Poupança e do FGTS.
Tanto as vendas quanto os lançamentos de imóveis também registraram crescimento, indicando que o mercado está cada vez mais aquecido com a melhora da economia brasileira. Portanto, as construtoras têm boas expectativas de crescimento também para 2019.
Já para quem está em busca de crédito imobiliário, as notícias também são boas. Com juros baixos e os preços dos imóveis estabilizados, já há quem afirme que 2019 é um bom ano para investir em imóveis.
A importância do crédito imobiliário na visão das incorporadoras
Se os compradores precisam pensar em como poupar dinheiro para conquistar o sonho da casa própria, as incorporadoras também precisam ficar de olho no crédito imobiliário. Ao planejar um lançamento, os gestores precisam definir como a obra será financiada e como será a estratégia de vendas para garantir o fluxo de caixa necessário.
Além de avaliar a si mesma, a incorporadora também precisa avaliar seus potenciais compradores para garantir que eles tenham crédito quando chegar o momento de solicitar o financiamento imobiliário no banco.
Com isso, queremos chamar a atenção para o fato que a obtenção de crédito é um fator fundamental para as incorporadoras, e também pode determinar o sucesso do empreendimento. Além de pensar em excelência construtiva, marketing e vendas, o gestor da incorporadora também deve colocar o financiamento entre suas prioridades.
O que uma incorporadora precisa observar quanto ao financiamento imobiliário
Veja agora quais são os principais aspectos para a obtenção do crédito imobiliário, tanto por parte da incorporadora quanto por parte dos clientes.
Crédito imobiliário para a incorporadora
Uma incorporadora que aborda uma instituição financeira para tratar de financiamento imobiliário, deve demonstrar bom histórico de crédito e experiência. Os principais itens são:
- evidenciar uma boa gestão financeira;
- comprovar a experiência com projetos anteriores;
- convencer que o empreendimento é viável em termos de marketing e vendas;
- mostrar que o empreendimento atende à demanda do público em termos de plantas, localização e outros fatores;
- ter vendido, no mínimo, 30% das unidades até o momento da solicitação do crédito para a produção.
Financiamento imobiliário para o comprador final
Além de cuidar das próprias finanças para se mostrar uma empresa confiável, a incorporadora também deve fazer uma análise prévia do comprador para atestar sua elegibilidade para um financiamento imobiliário.
Ao vender apartamentos na planta, a incorporadora deve se esforçar para minimizar os riscos de que algum dos clientes não obtenha financiamento e tenha que recorrer ao distrato. Por isso, ela deve solicitar a comprovação do cliente em termos de histórico de crédito e comprovação de renda compatível.
Sabemos que o financiamento imobiliário é um tema chave, tanto para incorporadoras quanto para clientes. Em 2019, os juros baixos e a boa oferta de crédito são bons sinais e devem fomentar o reaquecimento do mercado. Existe crédito disponível no mercado financeiro e os dados apontam aumento da confiança dos consumidores e melhoras do cenário do emprego e renda no Brasil.
Você, como gestor de produtos imobiliários, precisa observar vários aspectos do produto: qualidade, adequação às necessidades do público, apelo comercial e muito mais. Além de todos eles, coloque na lista também o planejamento financeiro da sua empresa para a obtenção do crédito imobiliário, garantindo o sucesso do seu empreendimento.
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