Pequim planeja construir parque isolado do restante do país.
A China, além de possuir a maior população mundial e ser uma das líderes em tecnologia, também é conhecida por ser a responsável por uma das mais intensas poluições atmosféricas do mundo. Por isso, estudiosos vêm tentando criar alternativas para combater este “arpocalipse”, que é extremamente nocivo à saúde humana.
Os arquitetos do estúdio Orproject, por exemplo, propuseram um projeto, no mínimo, ousado: a construção de um parque fechado dentro da capital, Pequim, a fim de garantir à população um ar seguro de se respirar. Chamado de Bubbles, o parque abrigaria um jardim botânico e a temperatura e a umidade do ar seriam controladas ao longo do ano, garantindo um bom clima interno.
O aquecimento e arrefecimento do ar, por sua vez, seria feito através de um sistema de troca de calor com a Terra e toda a energia consumida seria gerada por células solares integradas na superfície. Ou seja, completamente sustentável!
A questão, contudo, é definir se é mais fácil criar ambientes neste estilo ou fazer planos de despoluição no país. Afinal, espaços isolados do resto do planeta não parecem ser uma boa ideia se o mundo em si não está saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário