Quando optamos pelo financiamento imobiliário, buscamos facilidade e agilidade para obtenção de crédito e assim realizarmos da maneira mais prática a compra do imóvel, não é mesmo?
Até o momento da aprovação de crédito tudo vai bem, as contas estão “batendo”, esta tudo seguro para dar continuidade ao processo e então assinar o contrato deFINANCIAMENTO.
A partir de então, que entra a parte burocrática, que talvez poucas pessoas saibam e acabam ficando desprevenidas para essa etapa. Existem certos gastos além do valor de compra e venda que muitas vezes não são esperados por compradores inexperientes. Esses valores são cobrados pelo cartório e prefeitura, não existe nenhuma relação com o banco que esta sendo realizado o FINANCIAMENTO.
É recomendável que se destine 5% do valor do imóvel para gastos com tarifas e impostos. Quer saber quais são eles?
ITBI
Imposto sobre transmissão de Bens Imóveis é o valor cobrado pela transferência do imóvel do vendedor para o comprador, esse valor varia entre 2 a 3%, dependendo da localidade. O imposto é cobrado diretamente pela Prefeitura. Em alguns municípios é possível solicitar boleto através de sites da prefeitura local, entregando a guia de ITBI no cartório de notas onde será feito o registro do imóvel.
Registro / Escritura
Outra tarifa a ser cobrada quando se da entrada do contrato do FINANCIAMENTO é o registro do imóvel. O valor a ser pago no cartório pelo comprador, depende do valor do imóvel. As tarifas podem ser consultadas através do site ou portal dos cartórios de registro de imóvel .
Você sabia?
Uma consideração importante que devemos ressaltar! Para a compra do primeiro imóvel é descontado 50% do valor dos custos do registro desconsiderando o ITBI. Mas lembre-se de avisar o cartório que se trata de sua primeira compra!
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