Como diria um antigo ditado “navegar é preciso”, a crise nada mais é do que uma grande ventania aproveite o momento para abrir as ideias e planejar o futuro, buscar oportunidades nos momentos de crise é uma excelente estratégia.
No momento que os resultados não acontecem é a hora das empresas repensarem seu planejamento, querem trabalhar com resultados “esporádicos” ou trabalhar com resultados “constantes” que busquem criar relações construtivas com o mercado, buscando antes de tudo fortalecer parcerias entre pessoas, empresas, associações e sociedade civil.
Um planejamento coerente que busque resultados em longo prazo, geralmente é construído aos poucos, se determinando uma sequencia lógica visando primeiramente o aprendizado perante aos erros e a partir deles construir processos que se reconstruam automaticamente a partir da analise de resultado comparado ao aprendizado ao longo do tempo.
A base para o planejamento é analise de todos os dados presentes na empresa buscando correlações em todo ciclo de produto adquirido e uma construção de métricas correlacionando o ciclo do produto aos ciclos da equipe comercial, por ser inconstante a área comercial oferece desafios que parecem simples e ao mesmo tempo extremamente problemáticos na execução do dia a dia, como por exemplo: perguntar ao cliente como ele conheceu a empresa.
Uma analise constante é obrigatória, muitas vezes a ajuda de um profissional é fundamental, quando estamos realizando o processo não temos a mesma visão de quem está de fora, caso não possa contratar um profissional, busque realizar clientes ocultos e peça constantemente para seus amigos e colegas avaliarem o serviço de sua empresa.
Aproveite a crise e a baixa de clientes para colocar os processos em dia, monte projetos futuros para que na virada do mercado sua empresa esteja preparada para conquistar o mercado.
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