Como é o retorno de investimento em imóveis
Vamos começar falando sobre o prazo de retorno do investimento e sobre a perspectiva de valorização. A pessoa que está pensando em comprar um imóvel como uma forma de investir o dinheiro deve ter em mente que, via de regra, o retorno financeiro, normalmente, acontece em longo prazo. Afinal, para o perfil do investidor pequeno e médio, uma valorização rápida nunca foi uma característica deste mercado. É importante entender que essa apuração financeira acontece ao longo do tempo, sendo um resultado da combinação de vários fatores, como o nível de oferta de um tipo de imóvel específico em uma dada região, a conservação do imóvel, entre outros.
Uma maneira de diversificar os investimentos, a compra de imóveis também oferece como retorno a segurança que é dada ao dinheiro investido. Afinal, uma casa, um apartamento, uma loja ou qualquer propriedade palpável que possa ser incorporada ao seu patrimônio ou vendido e transformado em dinheiro, se necessário, ou que possa ser ocupada, se você precisar. É muito diferente e mais seguro do que o mercado financeiro, por exemplo, que oscila e que depende de orientações que, muitas vezes, estão distantes da nossa realidade.
Se você está pensando em investir em um imóvel e pretende alugá-lo, convém buscar informações sobre como anda o mercado de locação na sua cidade. De modo geral, o cálculo de um aluguel é feito considerando as características do imóvel, que incluem o tipo (casa, apartamento, sala etc.), o padrão (popular, luxo, alto luxo) e a localização, entre outros fatores, o que pode ser um bom ponto de partida para o cálculo da rentabilidade que esse aluguel gerará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário