Agora são 16 regiões que terão seu mercado imobiliário acompanhado pelo índice: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Recife, Fortaleza, Salvador e as novatas Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Vitória, Vila Velha (ES), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP) e Niterói (RJ). Veja na tabela a seguir qual é o bairro mais caro em cada uma dessas cidades e o respectivo preço médio do metro quadrado anunciado:
Bairro | Região | Preço médio do metro quadrado (R$) |
---|---|---|
Leblon | Rio de Janeiro | 20.451 |
Vila Nova Conceição | São Paulo | 12.100 |
Setor Noroeste | Distrito Federal | 10.565 |
Charitas | Niterói (RJ) | 7.722 |
Savassi | Belo Horizonte | 7.568 |
Jurerê Internacional | Florianópolis | 7.479 |
Cais do Porto | Fortaleza | 6.986 |
Três Figueiras | Porto Alegre | 6.834 |
Campina do Siqueira | Curitiba | 6.556 |
Pina | Recife | 5.628 |
Vila Alpina | Santo André (SP) | 5.483 |
Campo Grande, Canela e Vitória | Salvador | 5.311 |
Jardim São Caetano | São Caetano do Sul (SP) | 5.216 |
Mata da Praia | Vitória | 4.758 |
Centro | São Bernardo do Campo (SP) | 4.206 |
Praia da Costa | Vila Velha (ES) | 3.700 |
Pela tabela, um imóvel de 100 metros quadrados no Leblon custaria 2.045.100 de reais, enquanto que um imóvel semelhante em Vila Velha, no Espírito Santo, não sairia por mais de 370.000 reais. De todas as cidades acompanhadas pelo índice atualmente, aliás, Vila Velha tem o metro quadrado médio mais em conta, de 3.440 reais.
O indicador calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o site de classificados Zap Imóveis acompanha o preço do metro quadrado de imóveis usados anunciados na internet, principalmente no Zap. Não se trata de uma medida perfeita do valor de fato pago pelos imóveis, que costuma ser inferior ao preço anunciado, mas a tendência de alta e de baixa no longo prazo costuma ser a mesma, de acordo com o coordenador do projeto na Fipe. A razão disso é o fato de os vendedores competirem entre si por compradores, não podendo anunciar preços muito acima do que os compradores estejam dispostos a pagar
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