ompra da casa própria ainda é o principal sonho do brasileiro que buscar sair do aluguel.
Para realizar este sonho, o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode dar uma força ao trabalhador na hora de adquirir o imóvel. A Caixa Econômica Federal disponibilizar três maneiras de utilização do fundo: para compra e construção, amortização ou liquidação do saldo devedor e pagamento do valor das prestações. Veja a seguir informações de quem pode utilizar esse fundo e como ele funciona.
Condições
Para utilizar o recurso, o comprador deve ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, mesmo que em períodos ou empresas diferentes.
Não pode possuir financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação), em qualquer lugar do País.
O comprador também não pode possuir outro imóvel na mesma cidade onde reside ou trabalha. As prestações do imóvel que deseja utilizar o fundo devem estar em dia. Você deve ser titular no financiamento que pretende pagar parte do valor das prestações.
Sobre o imóvel
O valor do imóvel deve ser de até R$ 750 mil para os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal e de até R$ 650 mil para os demais estados. É preciso ser um residencial urbano e destinar-se a moradia do titular.
Na data da avaliação, o imóvel deve estar em plenas condições de habitabilidade e ausência de vícios de construção.
Seu sonho em três passos
Antes de solicitar a avaliação do FGTS para compra da sua casa própria você precisa seguir alguns passos:
- Consulte seu Saldo do FGTSConfira o saldo da sua conta de FGTS e veja quanto pode ser utilizado na operação de compra, liquidação ou amortização de seu saldo devedor ou ainda, das parcelas de seu contrato.
- Cuide da documentaçãoSepare a documentação necessária e entregue na agência da Caixa ou no Correspondente Caixa Aqui mais próximo de você.
- Sonho realizadoA Caixa irá avaliar a documentação e, caso aprovada, seu saldo do Fundo de Garantia é investido na casa própria.
Quando você não pode utilizar o seu FGTS
- Imóvel comercial;
- Reformar ou aumentar seu imóvel;
- Comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo;
- Comprar material de construção;
- Imóveis residenciais para familiares, dependentes ou outras pessoas.
Você também pode encontrar mais informações sobre a compra de imóvel no site da Caixa.
Agora que você já sabe como utilizar seu Fundo de Garantia para compra do imóvel é só procurar a casa dos seus sonhos e investir no seu futuro.
www.andersonmartins.com/noticias/noticiafull/342
Nenhum comentário:
Postar um comentário