quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Alimentando o futuro

Alimentando o futuro

Por Rafael Ribeiro
Nos últimos anos vários arquitetos apresentaram propostas para responder a uma possível crise alimentar no futuro, desde as mais conceituais e utópicas, até outras mais clássicas e viáveis. Estatísticas estimam que mais de 80% da população viverá em cidades até 2050 e o transporte de petróleo necessário para enviar comida da área rural se tornará cada vez mais caro.
Plantagon, uma empresa sueco-estadounidense, criou recentemente uma fazenda vertical em forma de cúpula geodésica que funciona como uma grande estufa urbana.

O projeto tem uma grande rampa em espiral que irá proporcionar o espaço necessário para o crescimento e a produção de alimentos. A cúpula de vidro que cobre a área da rampa fornecerá a luz necessária para alimentar os jardins.


“A fazenda mudará radicalmente a forma de produzir alimentos orgânicos e funcionais. Permitindo-nos produzir ecologicamente, com ar puro e água limpa dentro de ambientes urbanos, até mesmo nas grandes cidades, reduzindo os custos e danos ambientais ao eliminar o transporte e ao fazer a entrega diretamente aos consumidores”, explica Plantagon.


Rafael Rocha Ribeiro – Arquiteto
www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário