sábado, 19 de março de 2016

Construtoras diminuem lançamentos de imóveis e fazem promoção para vender os já prontos

Construtoras diminuem lançamentos de imóveis e fazem promoção para vender os já prontos



Com menos compradores e com 27% dos imóveis prontos ainda não vendidos, incorporadoras facilitam condições de venda e oferecem até 10% de desconto

Foto: Arquivo
Itaparica, em Vila Velha, e Serra são os locais onde há maior possibilidade de encontrar imóveis novos prontos em promoção
Em 2015, as construtoras pisaram no freio e diminuíram o número de lançamentos de imóveis na Grande Vitória. Segundo os dados do 29º Censo Imobiliário divulgado nesta quinta-feira, dia 3, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), apenas 21.109 unidades foram produzidas no último ano, uma queda de 23% em comparação com 2014, quando 27.697 novos imóveis surgiram no mercado.
Este é o número mais baixo de lançamentos desde dezembro de 2007. Segundo o diretor de Economia e Estatística do Sinduscon, Eduardo Borges, um dos principais fatores para esta queda é a crise que o país passa, com consumidores deixando de investir por receio de perder o emprego, o aumento da taxa de juros e a redução das ofertas de crédito por parte do governo.
Foto: Reprodução
Unidades de imóveis em produção de 2001 a 2015 na Grande Vitória
“Há ainda um ajuste na oferta e na demanda. Em 2010 houve um número muito grande de imóveis lançados e o mercado percebeu que foi um exagero. Assim, ele deixa de lançar novos para evitar que estas unidades lançadas anteriormente fiquem encalhadas”, explica.
Apesar da redução de lançamentos, as vendas de imóveis se mantêm estáveis. Atualmente, 73% das unidades já estão vendidas. Ainda assim, por conta da crise, muitas incorporadoras estão fazendo promoções para venderem as unidades já prontas que ficam em estoque. Os descontos podem chegar até 10% do valor, uma boa oportunidade para quem tem dinheiro para investir, como ressalta Eduardo.
“As empresas não querem ficar pagando condomínio e tendo gastos com manutenção com imóveis já prontos, por isso, muitas vezes acabam vendendo unidades prontas ou em fase de acabamento por um preço menor. As melhores oportunidades estão na Serra e no bairro Itaparica, em Vila Velha, onde o volume de lançamentos nos últimos anos foi maior”, conta.
Preço do imóvel fica abaixo da inflação, aponta índice
O índice FipZap de fevereiro mostrou que a queda real do preço dos imóveis foi de 5,52% em Vitória e de 6,44% em Vila Velha. Isso significa que o aumento nos valores foi inferior à inflação registrada no mesmo período. A média nacional foi de 8,85%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário