domingo, 24 de setembro de 2017

Você sabe o que é uma casa inteligente?

Você sabe o que é uma casa inteligente?


Usar a sua digital para abrir a porta de casa, e não mais chaves. Programar para que as luzes da sala se acendam automaticamente no fim de tarde. Remotamente, a partir do aplicativo no smartphone, preparar a banheira com a temperatura exata.
Pode parecer filme de sessão da tarde ou desenho animado, mas já existe tecnologia suficiente para colocar a automação residencial em prática. Tanto é assim que o conceito de casa inteligente já ganhou força no mercado norte-americano.
É verdade que, no Brasil, essa opção ainda é restrita para pouco bolsos. Dependendo do tamanho do projeto, o custo para implementar a automação residencial pode variar entre 6 mil reais e 200 mil reais. Não é por menos que, segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), menos de 1% das residências brasileiras são consideradas casas inteligentes.
Conceito de casa inteligente
Basicamente, podemos definir casa inteligente como um imóvel que reúne inúmeros dispositivos conectados à internet, desde geladeiras e smart TVs até sistemas inteligentes de iluminação e climatização. Aos poucos, diversos aparelhos passam a dialogar entre si. Essa integração traz mais praticidade e segurança aos moradores.
Numa tentativa de padronizar o termo, a Coldwell Banker, uma rede de franquias imobiliárias dos Estados Unidos, criou critérios para definir o que é, de fato, uma casa inteligente.  A residência precisa ter, no mínimo, dois dos seguintes itens: geladeiras, refrigeradores, smart TVs capazes de se conectarem à internet; além de sistemas inteligentes de alarme, irrigação, climatização e iluminação.
Enfim, investir na tecnologia da sua residência também é um fator que influencia direta e positivamente no valor do imóvel.
Corretor de imóveis: saia na frente
Um bom corretor de imóveis deve estar sempre atento às novas tendências do mercado. Nesse sentido, aproveite que o conceito de casa inteligente ainda não está popularizado no Brasil para sair na frente de seus concorrentes.
Se você se especializar no assunto, consegue mostrar detalhes que podem chamar a atenção de um comprador, sobretudo para imóveis de alto padrão. Quem sabe o seu cliente não fique encantado com a possibilidade de comprar uma casa inteligente e feche negócio com você rapidamente?
Mais do que isso, trabalhar com casas inteligentes faz com que você se posicione de forma diferente no mercado. Em outras palavras, os clientes passam a enxergar em você um profissional que capacitado para orientá-los no processo de modernização de uma residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário