segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Confira 7 Fatores Que Contribuem Para A Desvalorização De Um Imóvel

Muitas pessoas acreditam que a desvalorização de imóvel é algo inevitável, pois acontece com muita frequência em qualquer tipo de empreendimento, seja uma casa, um apartamento ou até um ponto comercial.


Mas saiba que não é bem assim que isso funciona. A desvalorização pode chegar sim, porém há maneiras de evitá-la ou de fazer com que aconteça de forma mais lenta.
Antes de mais nada, para você, que é corretor de imóveis, conseguir lidar com esse tipo de objeção por parte de um cliente ou saber instruí-lo a fim de evitar que esse tipo de coisa aconteça, é preciso estar ciente sobre o que leva um imóvel à desvalorização.
Com esse entendimento claro, é possível reverter qualquer questionamento e lidar de uma forma melhor com a venda de um imóvel, conseguindo assim passar mais segurança durante o processo.
Por isso, preparamos este conteúdo listando 7 fatores que podem contribuir para a desvalorização de imóvel. Continue a leitura e confira 1. Falta De Manutenção



Sem dúvida alguma, a falta de manutenção é um dos grandes fatores que influenciam a desvalorização de imóvel — se não for o maior deles!
O motivo é simples: é muito fácil notar quando um imóvel está carecendo de cuidados, tanta interna quanto externamente. Então, qualquer pessoa que estiver visitando o local conseguirá perceber essa questão sem maiores esforços.
O fato é que se isso fica muito evidente, diminui-se muito o valor percebido e, consequentemente, ocorre a desvalorização do imóvel. Portanto, instrua seus clientes a manterem seus imóveis sempre conservados e, no momento da venda, façam a reparação de qualquer danificação que eles tenham para que isso não atrapalhe nas visitas de possíveis compradores.

2. Ausência De Acessibilidade

Em pleno século XXI, imóveis que não possuem uma estrutura que atenda a mobilidade e a locomoção de pessoas que precisam de cuidados especiais estão fadados à desvalorização.
Afinal, isso restringe consideravelmente o número de clientes em potencial para comprá-lo, visto que alguém que possua deficiência física ou então idosos na família pode enxergar essa falta de acesso adequado como uma barreira para se sentir bem no imóvel.
Portanto, deixe claro para o cliente que é preciso investir em espaços e vias de acesso para que a circulação na propriedade possa ser feita por qualquer tipo de público, sem maiores problemas.

3. Falta De Segurança

Nos dias de hoje, outra grande preocupação está relacionada com a segurança. Nesta perspectiva, as pessoas buscam fazer uma análise relacionada a essa questão sobre qualquer lugar que costumam frequentar.
No momento da compra de um imóvel, esse cuidado é mais do que dobrado. Afinal, ninguém quer comprar uma casa em um bairro no qual haja muitos casos de assalto ou um apartamento cujo condomínio não possua um bom sistema de segurança.
Logo, para que isso não prejudique o fechamento de um negócio, é preciso investir em soluções que tragam mais segurança para o imóvel. Exemplos disso podem ser a instalação de alarmes e de cercas elétricas para casas ou a solicitação ao síndico do condomínio da contratação de um excelente serviço de segurança, no caso de apartamentos.

4. Excesso Na Decoração

Pode parecer mentira, mas a decoração também influencia a desvalorização de imóvel. O fato é que quando um potencial comprador visita um imóvel em que há cores muito fortes e excesso de objetos, corre-se o risco de que uma má impressão seja causada.
Contudo, esse é um erro relativamente fácil de evitar. No momento da venda, basta ser cuidadoso com a decoração. Portanto, a melhor saída é deixar o imóvel com um estilo mais “limpo” possível, com cores brancas e móveis mais discretos, por exemplo.
Dessa maneira, o potencial comprador vai se interessar pelo espaço em si, conseguindo, inclusive, visualizar-se e projetar-se ocupando o imóvel, o que garante um bom valor percebido ao local.

5. Escassez De Espaço

Quando existe uma percepção de que há falta de espaço, o comprador também pode ter uma má impressão em relação a um imóvel. Fique atento para aspectos como falta de área de lazer, quartos pequenos e sala conjugada com a cozinha, pois esses são pontos que podem reduzir o valor do imóvel.
Afinal, isso pode passar a ideia de que o espaço não é tão confortável quanto deveria ser. Então, instrua seu cliente a manter o ambiente o mais organizado possível, em visitas de possíveis compradores, evitando qualquer configuração que evidencie o imóvel ser menor do que deveria.

6. Inexistência De Garagem

Boa parte dos compradores também leva em consideração a existência de uma garagem antes de comprar um imóvel. Dependendo do local e do perfil do comprador, viver sem carro é algo impensável. Sendo assim, ele pensa muito ao cuidar do seu patrimônio, e ter um lugar para guardar o carro é imprescindível.
Mesmo que ele não tenha um veículo, pode ser que isso faça parte dos seus planos futuros e como comprar um imóvel é algo em longo prazo, provavelmente ele pensará cuidadosamente sobre esse quesito.

7. Documentação Atrasada Ou Incompleta

Dificilmente alguém vai querer entrar em alguma negociação para comprar algo que está irregular, não é mesmo? Assim sendo, se o imóvel possuir alguma documentação faltante ou que esteja incompleta, já é um bom motivo para que seu valor despenque.
Afinal, podemos dizer que isso pode causar um grande desinteresse por parte do comprador, visto que ele não se sentirá motivado em adquirir algo que não está nos conformes da lei, especialmente no Brasil, onde a burocracia para resolver pendências de documentação é grande.
E, na melhor das hipóteses, se mesmo assim ele gostar muito do imóvel e optar pela compra, ainda poderá refletir bastante sobre a questão. Então esteja ciente de que isso é um ótimo motivo para que ele queira pagar menos!
Por isso, oriente seu cliente no sentido de garantir que o imóvel não esteja irregular em relação à documentação, caso contrário, ele poderá perder dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário