sábado, 15 de junho de 2019

Caixa finaliza estudo para mudar indexador do crédito imobiliário


O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que o banco está trabalhando em medidas como a troca de indexador do financiamento imobiliário, retirando de cena a TR (Taxa Referencial).
“Estamos terminando estudo para mudar o indexador do crédito imobiliário. Não faz sentido emprestar por 30 anos um instrumento que não se tem o hedge”, disse Guimarães, explicando que a discussão é incluir o IPCA como indexador.
Na semana passada, o presidente da Caixa disse que o banco preparava o lançamento de linhas atreladas ao IPCA.
Nesta quarta-feira, ele afirmou que a mudança de indexador “vai permitir a gente continuar incentivando o crédito imobiliário no Brasil”.
Mais tarde, Guimarães esclareceu que a mudança deve provocar redução do custo desse tipo de financiamento. “Em quanto [será a redução] ainda está em estudo. Estamos fazendo as simulações. Hoje na Caixa só faremos coisas que façam sentido matemático”, disse. “A ideia é ter redução, senão não faz sentido”, disse.
Pela manhã, ao ser questionado sobre se a troca de TR por IPCA levaria a aumento de custo, Guimarães respondeu “sim” e explicou que a mudança em estudo traria vantagens por permitir ao banco fazer hedge das operações. O presidente explicou que tinha entendido que falava de redução de custo na entrevista e não de aumento.
O executivo comentou ainda que essa possibilidade de se fazer hedge permitirá que o banco tenha um balanço melhor para poder renegociar dívidas e também oferecer empréstimos em melhores condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário