quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dicas para alugar um imóvel

Buscar por uma casa ou apartamento não é uma tarefa simples, exige tempo e principalmente atenção, pois há detalhes minuciosos que se deixados de lado podem resultar em problemas no futuro. Por esse motivo, o Agente Imóvel, portal imobiliário para venda, aluguel e temporadas, preparou algumas dicas para que o consumidor saiba o que verificar antes de alugar um imóvel.

Localização: morar longe de tudo e de todos não é a lógica mais perfeita, por mais calmo e tranquilo que seja o espaço, é bom estar atento à localização e o que ambiente lhe oferece. Antes de tudo, defina a cidade, o bairro e a região em que deseja morar, observe também o que há por perto, escolas, comércios, bancos, acesso a avenidas principais e ao transporte público.
Segurança: esteja atento ao movimento do local, ao perfil dos vizinhos, ao trânsito e ao policiamento. Visitar o imóvel mais de uma vez em dias diferenciados pode ajudar a avaliar a segurança da localidade de onde irá morar.
Visita ao imóvel: nada enche mais os olhos do que ver de perto o imóvel escolhido, e vistoriar o espaço é essencial. Fique atento à estrutura da casa ou apartamento. Analise os cômodos, pintura, iluminação, ventilação e barulho. Se a pessoa optar pela locação de um apartamento, é interessante que se tenha acesso ao regulamento do condomínio, desde regras sobre horários até o uso de áreas comuns.
Reparos: observada a estrutura é possível que o inquilino peça alguns reparos. Para solicitá-los é preciso fazer o pedido por escrito e entregá-lo ao proprietário ou imobiliária. Se a mudança já foi feita, o novo morador tem até 30 dias, após a entrada no imóvel, para fazer a solicitação.
Custo X Benefício: antes de assinar o contrato de locação, verifique se o valor do aluguel está dentro da média cobrada pelo mercado. Para isso, o futuro inquilino deve fazer uma pesquisa com outros imóveis da região contendo aos mesmos itens escolhidos. Após verificar o resultado, certifique-se de que está fazendo a melhor opção para o orçamento.
Contrato: chegou a hora de uma das partes mais burocráticas desse processo. No contrato é preciso que estejam escritas as exigências e as normas estabelecidas por ambas as partes, como valores, prazo para pagamento do aluguel, dados do locador e do proprietário, além dos documentos como escritura e certidão do registro imobiliário. É importante que os termos do contrato estejam bem esclarecidos, isso prezará o bom relacionamento entre as partes envolvidas e dará garantias de um bom negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário