segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

11 Dicas para Economizar água no seu dia-a-dia

Se você não sabe estamos passando pela maior crise de água da história do Brasil. Se você mora em um local que ainda não esta em racionamento saiba que em vários bairros o racionamento já esta acontecendo e muitas pessoas estão sofrendo com essa falta de água. Separamos 11 dicas para economizar água no seu dia-a-dia.
Com certeza se cada um fizesse sua parte não teríamos essa falta de água tão repentinamente, quem sabe com esse racionamento as pessoas não se conscientizem e começem a economizar água daqui pra frente.

11 dicas para economizar água no seu dia-a-dia:


1 – No Banho


11 dicas para economizar água! - No Banho
Eu sei que no frio é difícil e sei que é maravilhoso tomar aquele banho quente, mas entenda que enquanto você esta tomando seu banho quente pessoas estão sem água para beber. Então ligue o chuveiro, se molhe, se ensaboe e depois se enxague sem enrolação. Com certeza você economizará no mínimo 70% da água do seu banho.

*se quiser tomar banho com um balde embaixo de você, pode ter certeza que em 10 banhos você terá um balde cheio para usar de descarga, regar as plantas ou jardim.
11 dicas para economizar água! - Escovando os dentes

2 – Escovando os dentes

Molhe a escova, desligue a torneira escove seus dentinhos e enxágue sua boca, economize até 3 litros de água em uma escovada de dente.

3 – Na descarga

Aperte uma única vez a descarga e verifique se a sua válvula não esta com defeito (demorando muito para eliminar os resíduous) e não jogue lixo ou qualquer coisa no vaso sanitário.
11 dicas para economizar água! - Torneira

4 – Na torneira

Se você deixar uma torneira aberta ela gasta por volta de 12 a 20 litros por minuto. Pingando isto significa, 46 litros por dia que no mês se transformam em 1.380 litros. Feche bem as torneiras após o uso.

5 – Em caso de vazamentos

Um vazamento é sinônimo de perda de água constante, um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 mil litros de água por dia.

6 – Na caixa d’água

Não deixe a água transbordar e mantenha sempre a caixa tampada.

7 – Lavando a louça

11 dicas para economizar água! - Lavando a Louça
É o mesmo procedimento do banho, ensaboe toda louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez, se por acaso possui uma máquina de lavar só faça isso se ela estiver cheia, pois uma lavada já gasta 40 litros de água.

8 – No jardim e plantas

No inverno, você pode rega-las dia sim e dia não, pela manhã ou à noite. Sempre use torneira com esguicho-revólver ou regador.

9 – Lavando seu carrão

Lave seu carro uma vez por mês, com um balde de 10 litros que é o suficiente para ensaboar e enxaguar o seu carro. Se possível use o resto de água do banho ou da máquina de lavar louça.

10 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura

Só lave se for realmente necessário e se possível use a água da máquina de lavar.

11 – Política


Pesquise políticos que prezem pela sustentabilidade da água potável de rios, represas entre outras fontes de águas potáveis do país.
Como tudo na nossa sociedade se cada um fizesse a sua parte ninguem pagaria o pato. Então vamos se conscientizar e ter a consciência que nossos bens naturais acabam e se não mudarmos AGORA nossa forma de pensar daqui anos irá faltar muito mais água potável para nós e nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário