domingo, 8 de janeiro de 2017

Como começar a buscar o apartamento ideal



A partir do momento que alguém decide investir em um bem de alto valor como um apartamento, precisa também estar ciente da grande responsabilidade envolvida no negócio. Independentemente da forma de aquisição escolhida, esse é um processo que demanda muito planejamento e comprometimento do interessado.
Muitas vezes, escolher e comprar um imóvel é uma decisão que se refletirá por muitos anos na vida do comprador, especialmente, para aquele que não possui recursos de sobra para investir.
Para ajudá-lo definir melhor a busca e se preparar para essa missão, listamos alguns passos que devem ser seguidos antes de sair em busca de um apartamento.

1. Discuta a possibilidade com pessoas próximas

Convencido de que o desejo de comprar um imóvel é sua prioridade no momento, você deve considerar a opinião de pessoas próximas sobre o assunto. Dialogar com amigos íntimos e familiares é uma boa maneira de abrir a mente para diversas possibilidades. Além disso, visões vindas de fora podem ajudá-lo a perceber possíveis problemas e riscos envolvidos na decisão.

2. Pense nas suas necessidades

Após discutir bastante sobre o assunto, você passa da fase do simples desejo e começa a pensar nas suas reais necessidades. A partir daí, você precisa definir o que gostaria de encontrar em um apartamento para moradia.
Essa análise é importante, especialmente, se você irá se mudar com a sua família com crianças ou se pretende aumentar a família. Qual a quantidade de quartos? Preciso de uma cozinha grande? Possuo carro para demandar um edifício com garagem? Simples questionamentos como esses são importantes e já servem de base para filtrar as possibilidades.

3. Avalie a sua renda

Um erro que muitos compradores cometem é partir para a pesquisa do novo lar sem ter ideia da condição financeira que possuem, antes de arcar com o investimento. Como consequência, precisam desistir do negócio cheios de expectativas, porque o orçamento disponível sequer dá conta do pagamento.
Nesse sentido, a primeira coisa a se fazer é avaliar a renda e o montante dela que será destinado ao pagamento das parcelas do novo imóvel e outros gastos referentes à compra dele, como taxas e impostos, ou, até mesmo, considerar custos de reparos e reformas.
Considerando que a maioria das pessoas não tem como comprar um apartamento à vista, é importante que se faça um levantamento do valor disponível para arcar com um possível empréstimo financeiro.

4. Pesquise as opções

Agora que você tem uma noção do orçamento atual, poderá iniciar a busca por apartamentos em diferentes meios. Nessa etapa, vale a pena analisar o máximo de opções na região onde pretende adquirir o imóvel. Procure em sites, imobiliárias e feiras de imóveis da cidade.
Hoje, é possível se beneficiar também da variedade de informações nos portais específicos para anúncios de imóveis na internet. Quanto mais apartamentos visualizar e entrar em contato para agendar visitas, maiores as chances de encontrar condições favoráveis e evitar decisões precipitadas.

5. Filtre as suas preferências

Depois de levantar uma lista de possibilidades, você já tem condições de filtrar os apartamentos preferidos para então avaliá-los mais de perto. Com acompanhamento de um corretor, você deverá agendar visitas para observar cada detalhe de perto e ter a certeza de que fará a escolha certa.
Após todos esses passos, você parte para a escolha do processo de pagamento do bem, que poderá ser feito de diferentes maneiras, de acordo com a sua preferência e condição financeira atual.
Está pronto para enfim comprar o seu apartamento dos sonhos? Já está na busca dele? Conte pra gente nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário