sábado, 21 de janeiro de 2017

Verão ventilado


Veja como potencializar a ventilação natural dentro de casa, durante a estação mais quente do ano.

Com os dias quentes se aproximando, aumenta a vontade de se ter uma casa fresquinha sem precisar fazer o uso frequente de ventiladores e ares-condicionados. Por isso, trouxemos dicas de como potencializar a ventilação natural, seja em um imóvel na planta ou na sua casa já construída.

PLANTA FRESQUINHA
Se você estiver construindo, vale avaliar se os ambientes já possuem um plano de ventilação natural, o qual deve contemplar uma avaliação da direção dos ventos do terreno e projeção de aberturas na planta que propiciam a entrada de ar quente pelas partes baixas da construção e saída por locais mais altos. Assim, é mais garantido de que a circulação do ar será fresca, já que os ventos quentes tendem a subir, enquanto os frios descem.
Outra opção é projetar ambientes com pé direito duplo, os quais são – pela mesma lógica de que o ar quente sobe e o frio desce – perfeitos para criar espaços mais frescos, uma vez que o calor do corpo das pessoas é direcionado para o teto e, ao atingir o topo, já está mais fresco e desce, criando assim um ciclo natural de ventilação.

CASA VENTILADA
Em imóveis já construídos, dos quais os moradores não querem (ou não podem) interferir na estrutura da planta, é possível potencializar a passagem de ventos frescos na casa ao manter sempre abertas portas e janelas situadas em ambientes opostos, propiciando uma circulação de ar mais intensa.

Tendo em mente estas dicas, seja na hora de projetar ou curtindo os dias em sua casa construída, será possível intensificar a ventilação natural de tal modo que soluções artificiais não sejam necessárias, ou ao menos sejam reduzidas. Assim, o gasto de energia tende a ser menor e o meio ambiente também agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário