sábado, 22 de julho de 2017

O que influencia no valor de um imóvel?

O que influencia no valor de um imóvel?


Quem busca imóveis pela internet já deve ter reparado que os preços variam bastante. Até imóveis de uma mesma região ou apartamentos de um mesmo prédio apresentam valores bem distintos. 
Aqui, é possível resumir que o que determina o preço de um imóvel é a famosa Lei da Oferta e Procura: quanto mais interessados em comprá-lo, maior será o seu valor. Mas não sejamos tão simplistas assim. Por trás do valor de um imóvel, está um conjunto de fatores internos e externos. 
Esses fatores podem tanto valorizar quanto depreciar um apartamento ou uma casa. Confira mais detalhes a seguir:
Localização
Em uma cidade grande como São Paulo, onde o trânsito é caótico, morar próximo do trabalho e do estudo é um sonho. Ter acesso fácil ao transporte público e a serviços de banco e supermercados também desperta o interesse de possíveis compradores, o que valoriza os imóveis dessa região. 
Pelo menos, essa lógica vale aos imóveis de médio padrão. Quando o assunto é casas de luxo, estações de metrô e comércio impactam negativamente no preço da propriedade, uma vez que esse público busca morar em áreas sossegadas, com baixo fluxo de pessoas.
Segurança
Todos querem estar seguros dentro da própria residência. Nesse sentido, prédios com uma equipe de seguranças e casas com vigilância noturna na rua elevam o valor do imóvel. Por outro lado, bairros que apresentam alto índice de criminalidade costumam ter imóveis de baixo valor.
Lazer
Cada vez mais, as pessoas buscam se divertir sem sair de casa. Por isso, condomínios que têm áreas de lazer, como playground, quadra poliesportiva, piscinas e churrasqueiras, tendem a custar mais. As varandas gourmet também entram nessa mesma linha de raciocínio.

Estado de conservação do imóvel
De um lado, um apartamento com iluminação e sistema hidráulico moderno e recém-reformado. Do outro lado, um apartamento – no mesmo condomínio – com paredes manchadas, vazamento nos banheiros e móveis deteriorados. Não precisa nem falar qual vale mais, né?
Um imóvel que não apresenta um bom estado de conservação implica reformas futuras. Então, se um apartamento está avaliado em 800 mil reais, mas sua reforma custará 100 mil reais, um interessado consegue comprá-lo por 700 mil reais.
Estado de conservação da fachada
Seguindo o mesmo raciocínio do tópico acima, fachadas de prédios e casas também impactam no valor do imóvel. Muros pichados, por exemplo, já afastam muitos potenciais compradores daquele imóvel. Aí, quanto menor é a procura, menor será seu preço.
Imóveis na planta
Mesmo em prédios que ainda nem foram lançados, pode haver uma diferença de preço entre as suas unidades. De modo geral, os andares mais altos costumam custar mais do que os mais térreos. Isso porque uma vista mais limpa e o abafamento de ruídos externos elevam seu preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário