sábado, 1 de julho de 2017

Por que o relacionamento pós-venda é importante para corretores ?


Que o bom relacionamento com o cliente é indispensável para fechar um negócio não há dúvidas. Porém, o trabalho de um bom corretor não deve acabar quando o contrato de venda ou locação do imóvel é assinado: é preciso cuidar do relacionamento pós-venda.
Em alguns segmentos, a importância do relacionamento pós-venda é mais clara. Uma loja de roupas que invista nesse tipo de relação, por exemplo, pode fazer com que o cliente volte para comprar mais vezes. Ou uma lavanderia que resolve manter um bom contato e se torna parte da rotina do cliente. 
No mercado imobiliário, entretanto, essa necessidade pode não ser tão evidente: para que continuar investindo seu tempo em alguém que já não precisa mais de um imóvel? 
Por se tratar de um bem de alto valor, a recompra não é tão comum - é raro que um cliente que acabou de comprar uma casa precise adquirir um novo imóvel. Mas, novas oportunidades de negócio podem surgir graças a um bom relacionamento pós-venda.
Cliente satisfeito é a melhor propaganda
Manter um bom relacionamento com um cliente que comprou ou alugou um imóvel com você vai despertar algo que extrema relevância no mercado imobiliário: confiança. 
O investimento em um imóvel é uma decisão importante e um grande passo para o cliente, que deve ter pesquisado e refletido muito até concretizar o negócio. Conservar uma boa relação faz com que você passe segurança ao cliente, que passa a te considerar como um profissional realmente confiável.
Com isso, você ganha um cliente fidelizado. Caso a pessoa precise investir em um novo imóvel - em mudanças de endereço, busca por salas comerciais etc. - você com certeza será a primeira opção para o novo negócio.
Esse cliente também será seu maior aliado na propaganda. Afinal, quem vai investir em imóveis prima por confiança e busca por todas as garantias possíveis de que o negócio será positivo. Nesse sentido, nada melhor do que a indicação espontânea feita por um cliente satisfeito. O boca a boca é uma propaganda valiosa e que pode trazer muitas novas oportunidades para o corretor.
Além do mais, com uma boa rede de clientes satisfeitos e que indicam o seu trabalho, você passa a ser uma referência na área. 
Como ter um bom relacionamento pós-venda
Ok, você já entendeu que manter um bom relacionamento pós-venda vai fazer toda a diferença no seu trabalho. Mas, como criar essa relação?
A chave é conseguir demonstrar atenção e disponibilidade, mantendo-se presente na memória do cliente. Veja algumas dicas de como colocar isso em prática:
  • Algumas semanas após o fechamento do negócio, entre em contato com o cliente e pergunte como está a adaptação.
  • Coloque-se à disposição para possíveis problemas ou dúvidas futuras. Se for algo que está fora da sua alçada, indique caminhos para a resolução da questão.
  • Encaminhe mensagens em datas especiais, como Natal e aniversário.
  • Crie um contato periódico via e-mail, mantendo o cliente atualizado de novidades do mercado e eventos na região.
  • Invista em ferramentas de automação e marketing digital para marcar presença no dia a dia dos consumidores.
Lembre-se que é preciso diferenciar um bom relacionamento pós-venda de atitudes que podem ser consideradas chatas ou inconvenientes pelos clientes. Nada de telefonar demais, bombardear a caixa de entrada do e-mail ou insistir em um ações que não estão gerando nenhuma resposta.
Boas vendas e bom pós-venda!

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