domingo, 14 de outubro de 2018

O que deve ser levado em consideração na vistoria de imóvel novo

A compra de um imóvel, principalmente se ele for novo, representa a realização de um sonho e a concretização de um projeto de vida para muitas pessoas. E, por ser uma grande conquista, ninguém quer ter problemas com isso no futuro, não é? Portanto, a melhor dica para evitar dores de cabeça e frustrações é fazer uma vistoria de imóvel novo!

A vistoria garantirá que seu imóvel recém-adquirido esteja impecável, pois detalhes visuais e estéticos são extremamente importantes quando se almeja conforto e qualidade de vida.
Continue a leitura confira por que e como analisar todos os aspectos de seu novo imóvel por meio de uma vistoria bem feita!

Qual a importância de uma vistoria de imóvel novo?

Uma vistoria de imóvel se torna importante por trazer ao comprador todas as informações da propriedade que ele está adquirindo. Nela, são conferidos todos os itens listados na descrição do imóvel. Também é possível checar se todos os aspectos da construção estão em perfeito estado e se há ou não erros no projeto.
Dessa forma, o comprador fica assegurado contra qualquer situação que estiver fora do que foi determinado na compra do imóvel, por menor que ela seja. Após a vistoria, você pode reclamar com o construtor sobre qualquer pormenor que não esteja de acordo com o esperado e prometido.
Dependendo da gravidade do que for atestado durante a vistoria, é um direito do comprador recusar-se a receber as chaves do imóvel. Esse fato acaba colocando uma pressão ainda maior sobre a construtora a fim de que ela realize os devidos reparos.
Os ajustes ficam a cargo do profissional responsável e devem ser executados em um tempo determinado após a vistoria. O imóvel deve ser entregue dentro das especificações estabelecidas e informadas no momento de sua compra.
Por conta desses fatores, é importante realizar uma vistoria antes de receber ou fazer uso de um imóvel novo. Se for o caso, você ainda pode fazer reclamações posteriores, afinal, alguns problemas só vêm a aparecer após algum tempo. Entretanto, vistoriar antecipadamente vai, sem dúvida, livrar-lhe de inúmeras dores de cabeça!

O que levar em conta durante uma vistoria?

Ainda é difícil para muitas pessoas saber o que vistoriar e em quais detalhes prestar mais atenção durante uma vistoria. Ela é o momento em que você pode verificar tudo o que foi feito durante a construção, comparando com o que foi acordado na aquisição do imóvel na planta e no contrato de compra.
Portanto, antes de tudo, leve para a vistoria um memorial descritivo do empreendimento que você comprou e alguns documentos que você tiver acesso, como uma planta dos pontos de iluminação e tomada, um contrato de personalização da unidade e uma planta-baixa de todo o imóvel. Só assim você vai poder fazer um check-list dos diversos pontos observados. Abaixo, listamos os mais importantes deles:

Instalações elétricas e hidráulicas

Com relação as instalações elétricas, confira, primeiramente, o quadro de circuitos da sua casa. Eles foram divididos conforme mostrado em projeto e estão bem identificados e distribuídos? É importante, também, verificar a quantidade de pontos de iluminação e de tomada, conferindo se eles estão dispostos como o apresentado na planta.
É aconselhável testar o uso de alguns aparelhos e pontos de energia elétrica, como:
  • campainha e interfone;
  • tomadas 110V e 220V, vendo se estão devidamente identificadas;
  • pontos de luz, usando lâmpada e soquete;
  • funcionamento dos interruptores paralelos, acendendo a luz em um ponto e apagando em outro;
  • chuveiros, fazendo o teste para ver se eles estão esquentando e verificando sua tensão.
Em relação às instalações hidráulicas, confira, inicialmente, onde estão localizados os registros que cortam a água do imóvel, para que você saiba como agir caso aconteça algum problema.
Faça o teste e verifique de alguns itens para atestar seu bom funcionamento ou qualidade, como:
  • todas as descargas da casa;
  • todas as torneiras, observando a vazão da água e seu fechamento correto, sem pingos que desperdiçarão água;
  • possíveis vazamentos dos sifões e da tubulação das torneiras;
  • qualidade das louças e metais, conferindo se estão de acordo com a marca especificada em projeto.

Revestimentos e rejuntes

Sobre os revestimentos, é sempre bom conferir se o tipo do material usado é o mesmo que o especificado em projeto. São porcelanatos, azulejos tradicionais? Verifique se existem manchas, trintas ou algum defeito nas peças, bem como a uniformidade da tonalidade de cada uma.
Confira seu assentamento batendo levemente, a fim de checar se estão ocos ou não. É recomendável analisar, também, se o rejunte está bem feito, se foi bem preenchido, se estão limpos e se não há nenhuma brecha.

Portas e janelas

As portas e janelas também devem ser analisadas, testando sua abertura e fechamento. Verifique a vedação e o funcionamento das fechaduras. Elas são trancadas com facilidade?
Com relação aos vidros, observe atentamente a aparência deles. Existem riscos, trincas, manchas ou restos de tinta?

Nivelamento e pintura das paredes

Quanto aos detalhes da pintura das paredes, cheque se há manchas, rachaduras ou se existe alguma região com a tinta descascada. Confira, também, se as partes que rodeiam os interruptores e tomadas estão bem acabadas.
Não se esqueça de olhar para cima! As sancas e os forros de gesso estão machados? Isso pode ser sinal de alguma infiltração no teto!
Acerca do nivelamento, é possível identificar a olho nu a existência de saliências nas paredes pintadas, e, utilizando um esquadro, é possível ver se as quinas formam, de fato, um ângulo de 90º. Usando uma bolinha de gude ou uma régua de nível você consegue checar o nivelamento do piso facilmente.
Além de tudo, é fundamental, ainda, examinar as medidas dos cômodos e se elas estão de acordo com o que é esperado. Olhe também para os pontos de gás: onde, exatamente, eles estão localizados? Eles estão devidamente vedados?
Agora que você já viu como uma vistoria de imóvel novo é importante e percebeu que são inúmeros os pontos a serem checados, lembre-se de realizar a sua atentamente! É muito bom estar ciente do estado do seu imóvel novo a fim de evitar de problemas, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário