sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Você sabe o que é um seguro habitacional e como funciona a sua contratação?

Muita gente luta muito para conseguir conquistar o sonho da casa própria e comprar um imóvel novo. E ninguém quer que esse sonho acabe indo por água abaixo por conta de um imprevisto ou algum problema que surgir. Por isso, nada melhor do que garantir uma certa proteção para sua casa contratando seguro habitacional.

O seguro habitacional é uma garantia necessária a ser incluída na compra de um imóvel, que traz vantagens para todas as partes envolvidas. Continue aqui para conhecer um pouco mais sobre esse serviço, entender a sua importância e ver as suas principais vantagens!
Mas afinal, o que é um seguro habitacional?
O seguro habitacional é, basicamente, uma garantia para o crédito imobiliário. Quando acontece uma compra de imóvel, pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) ou não, é necessário adicionar esse seguro. O serviço garante a quitação da dívida no caso da morte ou invalidez do mutuário, que é a pessoa que fez o financiamento.
Esse seguro traz também tranquilidade para os dependentes do mutuário, que não precisarão se preocupar com a quitação da dívida e poderão continuar morando em sua residência tranquilamente.
Seguros habitacionais também valem para o caso de um financiamento feito com mais de um contrante, quitando a dívida de acordo com o que uma das partes se responsabilizou no contrato. Por exemplo, se o mutuário que veio a óbito ou ficou inválido era responsável por 50% da renda familiar, então, 50% da dívida será paga pelo seguro.

Como funciona a contratação do seguro?

O seguro habitacional é contratado pela instituição financeira que realizou o financiamento, tendo a cobertura em caso de morte e invalidez permanente (MIP) e para danos físicos do imóvel (DFI).
O valor do serviço costuma estar entre 1% a 4% do valor da prestação do financiamento, que varia de acordo com valor do bem, o montante financiado, bem como a idade do principal ou único financiador.

Por que é importante contratar este serviço?

A aquisição de um seguro habitacional com a compra de um imóvel se faz importante por beneficiar todas as partes envolvidas no contrato, em caso de algum imprevisto ou fatalidade. Assim, tanto a instituição que financiou quanto a família do mutuário não terão problemas ou preocupações com o pagamento da dívida.
A contratação desse serviço também é importante, porque traz uma proteção do imóvel contra danos físicos, ou seja, haverá cobertura do seguro contra incêndios, desmoronamento, quedas de raio, inundações, alagamento, destelhamento, ou até mesmo explosões.

Qual a carência desse seguro?

Geralmente, o seguro habitacional não possui franquia, e a carência só é aplicada em alguns casos. Quando ocorrer alguma morte por suicídio, a cobertura do serviço só será aplicada após dois anos que a apólice entrar em vigor.
Em casos de morte ou invalidez permanente, a carência pode ser de até 12 meses, mas apenas se houver alterações contratuais para composição de renda que é necessária para que o financiamento do imóvel seja aprovado.

O que o seguro não cobre?

Existem algumas situações em que o seguro não tem cobertura para reparo ou auxílio. Quando houver parcelas do financiamento atrasadas, a seguradora não se responsabilizará caso ocorra algum sinistro que danifique o imóvel.
O mesmo vale para roubos e furtos: esse tipo de ocorrido não está dentro das coberturas da seguradora, bem como vazamentos, infiltrações ou outras situações que comprometam a estrutura do imóvel.
Danos externos ao imóvel, acidentes radioativos e danos causados por irresponsabilidade dos moradores também estão fora do auxílio oferecido pelo seguro habitacional.

Quais são as vantagens de um seguro habitacional?

Preservação do patrimônio

Quando alguém compra a casa própria, espera que tudo corra perfeitamente, ainda mais porque essa aquisição, para muitas pessoas, é resultado de muito esforço e dedicação para sua realização.
Então, imagine uma situação em que ocorre um acidente ou imprevisto e sua casa é destruída. Seja por um incêndio, desmoronamento ou até mesmo uma enchente. O prejuízo nesses casos é incalculável, e muitas pessoas entram em desespero sem saber como arcá-lo.
Porém, se você tiver o seguro habitacional, poderá ser ressarcido com o montante necessário para reparar todos os danos que aconteceram na construção. O valor é calculado de acordo com o que for necessário para deixar seu imóvel do jeito que era antes de ocorrer algum sinistro.

Redução de danos materiais

Algumas seguradoras também trazem alguns benefícios extras, como a cobertura de móveis, uma vez que alguns acidentes naturais podem danificar o mobiliário e objetos domésticos, ou seja, oferecem um tipo de redução dos danos materiais.
Existe também o auxílio-funeral, que cobre os preços do funeral quando o dano do imóvel ocasionar a morte de algum indivíduo. Emergências domiciliares também estão inclusas, permitindo ao morador solicitar atendimento em algumas situações de urgência.
Porém, é necessário que o proprietário do imóvel entre em contato com a seguradora para que a empresa realize uma perícia do estado do bem e, dessa forma, possa prestar a assistência necessária.

Tranquilidade da família

Muitas vezes, com a perda de um ente querido, a família tem que lidar com diversos problemas, como custos com os serviços funerários e documentação, além de todo o sofrimento envolvido em situações como essa.
Sendo assim, não ter a preocupação com a dívida do imóvel, se o óbito for do mutuário do financiamento, já é um alívio para todos. A seguradora arca com o restante do pagamento do financiamento. Os moradores do imóvel poderão continuar vivendo com tranquilidade.
O mesmo se dá para quando o mutuário sofrer uma invalidez permanente, ainda mais se ele for responsável pela maior parte da renda familiar. Ficar livre das parcelas do financiamento já é um respiro sobre todas as outras contas que poderão surgir diante do problema.
Depois de tudo o que foi falado, fica difícil não recorrer a um seguro para ter a proteção do seu lar e a quitação de sua dívida com financiamento do imóvel. Você ficará livre de preocupações e problemas futuros, sem as cobranças da instituição financeira, uma vez que ela também sairá beneficiada.
Então, gostou de aprender um pouco mais sobre como funciona um seguro habitacional e suas principais vantagens? Compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esse serviço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário