domingo, 3 de fevereiro de 2019

Como Pintar as Paredes de uma Casa, Passo a Passo!

1. Lixar a superfície

Lixar as paredes com lixa 220 ou 240 (mais finas) se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco ou lixa 80 ou 100 (mais grossa) nas partes em que a superfície estiver mais grosseira. Com o próprio tato da palma das mãos você verifica se a superfície está lisa o suficiente para receber o selador.

2. Aplicar o Selador

Abra a lata de selador, misture-a bem para que o material fique uniforme, coloque uma quantidade na bandeja de aplicação e, com o rolo de lã (23cm de largura) aplique na parede em movimentos de sobe e desce. Repita a aplicação por todas as paredes do cômodo.
Macete 01: Verificar na lata qual a diluição recomendada pelo fabricante. Geralmente é entre 10% e 20% para os seladores.
Macete 02: se você aplicar uma demão com calma, preenchendo todos os espaços, não é necessário aplicar uma segunda demão;
 selador pintura parede pintor pedreiro pedreirao

3. Aplicar Massa Corrida

Aplique a massa corrida com uma desempenadeira e auxílio de uma espátula para os cantos. Identifique, também, os pequenos buracos que ainda podem ter ficado na parede e faça a correção com massa corrida, aplicando-a com uma espátula.
Deixe secar por duas ou três  horas e, em seguida, passe a lixa para regularizar a superfície. Aplique o selador sobre a massa corrida. O selador vai reduzir o consumo de tinta (que é o material mais caro na pintura).
Pronto! Você e suas paredes estão prontas para aplicar a tinta!
Macete 03: A massa corrida não é diluída.
aplicar massa corrida

4. Aplicar 1° demão de tinta

Primeiro leia as orientações de aplicação do fabricante na lata da tinta. Abra a lata de tinta da cor que você escolheu, faça a diluição recomendada e misture para que o material fique uniforme.
Coloque uma boa quantidade na bandeja de aplicação (que deve estar limpa e seca). Pegue o rolo lã de carneiro e envolva-o em toda a tinta, sem excessos, evitando que ele fique muito encharcado.
Inicie a aplicação sobre a superfície em movimentos uniformes de vai-e-vem cobrindo toda a superfície. Repita o movimento até que toda a parede receba a tinta de maneira uniforme.
Macete 04: Se você mesmo for pintar a sua casa, inicie pintando uma pequena parede até que você pegue o “jeito de pintar”.
Macete 05: Não deixe de proteger todo o piso do ambiente cobrindo com jornal ou lona. Se tiver dúvidas, veja o post de Como Preparar as Paredes para Receber Pintura.
Pintura Pintor Proteger Piso Pedreirao
Macete 06: Evite pintar em dias muito quentes com temperaturas acima de 30°C;
Macete 07: Nos cantos, encontro de paredes, cantos de “bonecas” de portas utilize um pincel pequeno para fazer a pintura;
Macete 08: Para pintura de teto utilize um cabo prolongador acoplado ao rolo. Se possível, use uma plataforma para ficar mais próximo do teto. Evite acidentes: não suba em cadeiras ou bancos para pintar.
Macete 09: Utilize um óculos de segurança transparente para que não respingue tinta nos seus olhos.

5. Aplicar 2° demão de tinta

Em média, quatro horas após a aplicação da primeira demão, pode-se aplicar a segunda demão. Verifique as indicações do fabricante na lata. Inicie a segunda demão com o seguinte pensamento: É o acabamento final!
Pinte novamente toda a parede com os mesmos movimentos de vai-e-vem cobrindo toda a superfície até finalizar todo o cômodo. Aplique também a segunda demão também nos cantos, bonecas de porta e janelas;

A Sequência Correta de pintura

1. Pintura do teto;
2. Pintura das paredes;
3. Pintura de portas e janelas;
4. Pintura dos rodapés (se for o caso)
No artigo Selador, Massa Corrida, Tinta Acrílica e Textura, Passo a Passo! você conhece cada material, suas características e aplicações.
Essa é a etapa de Pintura Interna! Faça a limpeza de todo o ambiente, retirando todos os respingos de tinta. Escolha sempre materiais de boa qualidade e tenha em mãos o kit de pintura completo.

Kit Completo de Pintura

material pintura parede
· Rolo de lã 23cm;
 · Garfo para Rolo;
· Prolongador ou cabo para rolo de tinta;
· Bandeja de aplicação de tinta;
· Pincel Médio;
· Lixa Massa Média e Fina;
· Espátula;
· Pano;
· Jornal ou lona para cobrir o piso;
· Desempenadeira de Aço;
· Massa Corrida;
· Selador Acrílico
· Tinta Acrílica na cor escolhida (Fosco /Semi Brilho/Acetinado).
Boa etapa de pintura a todos.

Normas Técnicas de Referência

ABNT NBR 13245:2011 Tintas para construção civil — Execução de pinturas em edificações não industriais — Preparação de superfície
NBR 13867:1997 Revestimento interno de paredes e tetos com pastas de gesso – Materiais, preparo, aplicação e acabamento
NBR 12554:2013 Tintas para edificações não industriais — Terminologia
NBR 15348:2006 Tintas para construção civil – Massa niveladora monocomponentes à base de dispersão aquosa para alvenaria – Requisitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário