domingo, 9 de junho de 2013

Construtoras oferecem facilidades aos clientes que querem personalizar o imóvel ainda na planta

dono »Construtoras oferecem facilidades aos clientes que querem personalizar o imóvel ainda na plantaChurrasqueiras, banheira de hidromassagem e até biometria são melhorias que as construtoras aceitam. Em algumas edificações, a personalização já está presente em 70% das unidades


Publicação: 06/06/2013 10:33Atualização:
Incluir uma banheira de hidromassagem no projeto é uma das opções (Gianni Antoniali/Divulgação)
Incluir uma banheira de hidromassagem no projeto é uma das opções

Retirar paredes, mudar acabamentos, colocar churrasqueira, banheira de hidromassagem e até sistema de automação são algumas das facilidades que as construtoras oferecem aos clientes que querem personalizar o futuro imóvel ainda em fase de construção. A oferta de opções de plantas, já comum – com três quartos ou dois com sala ampliada, por exemplo –, é acompanhada pela disponibilidade de kits de melhorias. As empresas têm, inclusive, áreas especializadas para atender o serviço de modificações.

A RKM é uma delas. “Contamos com o Concept, que gerencia todas as mudanças pedidas pelo cliente. No caso dessa empresa, a personalização pode ser total, respeitando apenas questões legais e técnicas como pilares e a fachada do prédio”, explica Luciana Bonuti, coordenadora do Concept.

Para ter uma ideia de como cada vez mais pessoas querem se livrar da dor de cabeça das obras antes da mudança, pelo menos 30 das 42 unidades do empreendimento Oásis, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, sofreram algum tipo de alteração frente à planta original. Isso significa que mais de 70% dos apartamentos terão um toque pessoal do proprietário.

Os futuros moradores puderam fazer mudanças de leiaute, projetos de iluminação, elétrico, hidráulico, forro de gesso e alvenaria, sem contar a instalação do acabamento como desejado – desde piso e parede até metais, louças e ferragens. “Mas deve ser respeitado um prazo para apresentação das alterações, já que o cronograma da obra não pode ser prejudicado”, lembra Luciana.

Além de ficar atento ao limite estabelecido pelas empresas, os futuros donos devem levar em conta os custos. “O que fazemos é dar um crédito para o cliente referente à linha padrão que seria utilizada no empreendimento e ele arca com a diferença decorrente da escolha do novo acabamento e das demais mudanças”, explica Fabiano Delvaux, diretor da construtora Even em Minas Gerais.

A grande vantagem em optar pelas alterações direto com a construtora é o conforto de não ter que gerenciar obra nem contratação de pessoal ou compra de material e equipamentos. É só entrar e morar. Mas tudo tem um preço. Essa comodidade pode ser sinônimo de custo mais elevado entre fazer com a construtora ou por conta própria. Por isso é importante pesar o que será melhor, a relação custo/benefício.

SEMPRE ATUAL

Fabiano Delvaux explica que, para atender a demanda do cliente, o leque de opções é constantemente renovado. “Automação, por exemplo, é uma oferta nova como forma de acompanhar as tendências do mercado”, explica. Já é possível encontrar inúmeras possibilidades como controle das cortinas, TV, som e iluminação por meio de um aparelho com sistema operacional iOS5 – iPhone ou iPad – ou Android.
Luciana Bonuti, arquiteta responsável pela área de modificação da RKM, diz que é crescente o interesse pela alteração do imóvel na planta. Mas isso deve ser feito sem prejudicar o calendário da obra  (Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
Luciana Bonuti, arquiteta responsável pela área de modificação da RKM, diz que é crescente o interesse pela alteração do imóvel na planta. Mas isso deve ser feito sem prejudicar o calendário da obra

A Patrimar também oferece kit para automação dos apartamentos. O cliente precisa apenas fazer a escolha dos equipamentos que serão instalados. A construtora ainda oferece sistema de biometria para abertura das portas do apartamento e instalação de câmeras que podem ser acessadas pelo celular. “As alternativas são oferecidas de acordo com o empreendimento”, lembra Lucas Guerra Martins, diretor comercial da Patrimar.

Personalizar demais atrapalha
É preciso ter cuidado antes de alterar um imóvel na planta para evitar queda no valor de mercado, como a redução de quartos

Deixar a casa com a cara do dono exige mais do que estudo da planta e auxílio de um arquiteto. Também requer cautela, principalmente entre aqueles que, um dia, vão precisar vender ou alugar o imóvel. Mudança de acabamentos e redistribuição de cômodos devem ser muito bem pensadas. Há casos em que podem ser grandes aliados na hora da comercialização, mas não são raras as situações em que a personalização se torna uma verdadeira pedra no sapato dos proprietários.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), Paulo Tavares, reconhece que há modificações que devem ser evitadas. “Uma delas é a retirada de um quarto sem a possibilidade de reversão da mudança. A pessoa deve pensar pelo lado comercial”, aconselha. Com menos quartos à disposição, o público comprador fica mais restrito. “Vem uma família maior e o imóvel acaba não atendendo às necessidades”, observa Vinícius Araújo, diretor da Prolar. Portanto, o ideal é que o retorno à planta original possa ser realizado sem grandes dificuldades.

Usar acabamentos com caráter muito pessoal também pode terminar desagradando a maioria. “O aconselhável é que não seja algo de que só você goste”, alerta Araújo. Azulejos estampados, rebaixamento de teto muito elaborado e cores vibrantes fatalmente exigirão reforma e adaptação, o que nem todos estão dispostos a fazer. Com isso, a venda ou locação ficam comprometidas. “É preciso ter inteligência e sensibilidade associadas à competência de um arquiteto para fazer essas mudanças. É fundamental ter bom gosto nessa hora e não agredir demais a estrutura do imóvel”, orienta Tavares.

Um apartamento de quatro quartos, por exemplo, costuma ter um dos cômodos revertido para ampliação da sala. “Como normalmente é um quatro quartos com planta de três, ou seja, pequeno, quando esse tipo de mudança é feita, normalmente agrega, principalmente porque um três quartos atinge um grupo maior de pessoas”, observa Tavares. O quadro seria diferente no caso de um imóvel de três quartos ser reduzido a um imóvel de dois quartos. Nessa situação, a tendência é agradar mais a casais, já que as famílias certamente vão precisar de mais espaço, o que pode acabar se tornando um ponto contra.

A administradora de empresas Priscila Tavares optou por um piso mais sofisticado, que valoriza o apartamento  (Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
A administradora de empresas Priscila Tavares optou por um piso mais sofisticado, que valoriza o apartamento
Mas isso também não é uma regra. Tudo vai depender de como as mudanças são feitas. A administradora de empresa Priscilla Rosa Tavares Borges quis dar um toque pessoal ao seu apartamento e garante que o acabamento do piso escolhido é muito superior ao da construtora e contribuiu para a valorização do imóvel. “Agora quero fazer o mesmo com o do banheiro, que acabei não trocando. É visível que destoa do resto da casa e por isso devemos fazer a substituição”, planeja.

A irmã Amanda Tavares Rabelo Campos, administradora de empresas, também comprou um apartamento de três quartos, mas preferiu reduzir para dois quartos e ganhar mais espaço na suíte. “A maioria dos moradores do prédio preferiu usar esse espaço para aumentar a sala. Priorizei o bem-estar e optei por aumentar a suíte”, conta. Com um quarto a mais, ela conseguiu ampliar o banheiro a ponto de colocar uma banheira de hidromassagem e duas pias, além de um closet atrás da cama.

Amanda confessa que teve medo que a mudança radical pudesse prejudicar a venda do apartamento. Mas deu sorte. “A primeira pessoa que olhou ficou apaixonada. Também era um casal e tinha o mesmo perfil que a gente. O que achei que era problema virou solução”, conta. Mas claro que o acabamento, as ferragens e louças utilizados e a execução do projeto contribuíram para a construção de um espaço considerado por ela agradável e único. “Somente o meu apartamento era assim no prédio inteiro. Ainda integrei a varanda na sala. Com isso, acabei ganhando também”, lembra.

BEM-VISTO
Churrasqueira e espaço gourmet ainda em construção: outra possibilidade de melhoria (Eduardo de Almeida/RA Studio)
Churrasqueira e espaço gourmet ainda em construção: outra possibilidade de melhoria

Esse tipo de mudança é muito bem-visto. “Ampliar a sala com a varanda ou a cozinha com a eliminação do quarto de empregada são ótimas opções e valorizam o imóvel”, alerta Paulo Tavares, presidente do Creci-MG. Colocar varanda gourmet ou trocar um revestimento por outro superior são mudanças que poderão gerar dividendos na hora da venda. A dica vale, inclusive, para investidores, que, em geral, não fazem aportes extras no imóvel. “Se for possível realizar algumas mudanças para que fique mais aceitável, isso pode representar ganhos futuros. Mas é claro que o gasto deve ser considerado para não comprometer o lucro final”, alerta Vinícius Araújo, diretor da Prolar.

TOQUE PESSOAL

Quando se ganha

» Melhoria do acabamento com utilização de granito, porcelanato e mármore
» Ampliação da sala com a eliminação da varanda – a mudança deve realmente significar um aumento efetivo da sala, caso contrário, não surtirá efeito
» Ampliação da cozinha ou área de serviço com a eliminação do banheiro de empregada
» Criação de uma varanda gourmet

Quando se perde

» Mudanças não podem ser reversíveis, principalmente no caso de eliminação de um dos quartos
» Mudanças radicais da estrutura do imóvel
» Uso de acabamento e pintura extravagantes e com característica muito pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário