sábado, 15 de junho de 2013

Trabalhadores da construção civil protestam contra impasse do PDM em Vila Velha

Trabalhadores da construção civil protestam contra impasse do PDM em Vila Velha

Os trabalhadores da construção civil estão com medo. Mais de mil postos de trabalho já foram perdidos e outros 3 mil podem se perder até o fim do ano. É que, desde o início do ano, a prefeitura não autoriza construção de novas obras, por causa do Plano Diretor Municipal. E 45% das obras da Grande Vitória estão em Vila Velha.
"Se observarmos, temos vários tapumes aqui em Vila Velha. O terreno está todo certinho para começar uma nova obra, mas o PDM não está decidido. Não achamos que o emprego precisa ser a qualquer custo e também defendemos o ecosssistema, mas algumas coisas são absurdas", explicou o presidente do Sintraconst, Paulo César Perez.
O PDM foi aprovado em 2006, e atende a apelos dos movimentos sociais. Mas foi considerado muito limitador pelos empresários. A Câmara Municipal, tempos depois, aprovou então algumas emendas ao plano, que foram consideradas inconstitucionais em uma ação movida pelo Ministério Público. Na semana passada, o Tribunal de Justiça iria decidir a questão, mas deixou o PDM como estava. Os trabalhadores da construção protestaram nesta terça-feira (11), em frente à Câmara de Vila Velha, na esperança de que os vereadores fossem decidir a questão.
A prefeitura de Vila Velha, que não vai se pronunciar sobre o assunto, enviou uma mensagem para a Câmara em regime de urgência para que fosse votado um PDM nos mesmos moldes do de 2006, mas o projeto foi retirado da pauta. Eles acreditam que esse plano não beneficia nem os empresários, nem os movimentos sociais. "Poderíamos estar aprovando um projeto que não iria corresponder com as necessidades da população de Vila Velha. Então, ele foi suspenso e acho que, provavelmente, o Executivo irá buscar o Judiciário para que essa questão seja resolvida", comentou o vereador José Nilton.
Segundo os próprios vereadores, se um novo PDM tiver que ser discutido em Vila Velha, nos moldes que a lei manda, ouvindo-se a comunidade, pode levar mais de um ano. Até lá, o setor de construção vai sofrer no município.

Veja o video:

http://www.folhavitoria.com.br/site/?target=media_center_internas&vid=FV_RPTG_00017023
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário