domingo, 12 de maio de 2019

Quais as vantagens do financiamento para reforma? Entenda agora!

Quem está pensando em reformar a casa precisa sempre levar em conta o orçamento. Afinal, imóveis dependem de um alto investimento, que deve ser calculado com cuidado para evitar endividamento e problemas no futuro.

Se você sempre quis reformar e tem dúvidas sobre o pagamento, saiba que pode contar com um financiamento para reforma. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o financiamento de imóveis não acontece apenas para a compra.
Assim, você pode realizar o sonho de ter a casa personalizada e ainda pagar de forma parcelada. Saiba mais sobre as formas de financiamento para reforma no post de hoje!

Como funciona o financiamento para reforma?

A maioria dos bancos pode aprovar o financiamento de até 100% do valor da reforma, tanto para edificações residenciais quanto estabelecimentos comerciais. Um grande benefício desse tipo de empréstimo é que ele costuma ter taxas de juros mais baixas do que um empréstimo pessoal ou financiamento para compra de imóvel.
Para que o seu pedido seja aprovado, o banco exige que você comprove sua renda, para verificar que terá condições de arcar com as parcelas. Fora isso, você precisa ser o proprietário do imóvel, ou seja, caso tenha financiado a compra do imóvel, é preciso terminar o pagamento de todas as parcelas antes de pedir o financiamento da reforma.
Outra exigência dos bancos é que você resida no local da reforma, no caso de edificações residenciais, ou que resida na mesma cidade do estabelecimento comercial. Além disso, o imóvel em que será feita a reforma deve ser o único em seu nome na mesma região.

Quais os tipos de financiamento para reforma?

Ficou interessado em solicitar um financiamento e finalmente realizar o sonho de ter a casa reformada e decorada para receber os amigos e a família? Então conheça melhor sobre as formas de financiamento e escolha a melhor opção!

Pelo governo: Fimac FGTS e Construcard

O Fimac FGTS é um financiamento que exige que você tenha um emprego de carteira assinada, e três anos de depósito de FGTS. Ele funciona como um empréstimo para compra de materiais de construção, podendo liberar até 20 mil reais de verba para ajudar na reforma. Entretanto, o imóvel deve valer no máximo 500 mil reais para ser aprovado.
Como exigência, você precisa comprovar, no mínimo, 5% do valor que deseja financiar em sua conta do banco, se estiver empregado no momento da solicitação. Já no caso de não estar empregado no momento, ainda poderá conseguir aprovação, desde que tenha 10% do valor financiado em sua conta bancária.
A taxa de juros para pagamento das parcelas gira em torno dos 12% ao ano, e você pode ter até dez anos para pagar, dependendo do valor liberado.
Outra forma de financiamento do governo é o cartão Construcard, da Caixa Econômica Federal, que foi feito para compra de materiais de construção. Ele é exclusivo para correntistas do banco, e será preciso colocar um bem como garantia durante o período de vigência do financiamento.
As taxas são de aproximadamente 2,5% ao mês e você poderá pagar em até 240 meses. Fora isso, uma vantagem do Construcard é que ele permite que você adquira itens como piscinas, armários e até peças de iluminação, desde que as compras sejam feitas dentro de 6 meses, em uma das 85 mil lojas cadastradas junto ao programa.
As exigências são que você tenha mais de 18 anos, possa comprovar sua renda (mesmo que não seja empregado em regime CLT), tenha um bom histórico de crédito e nenhuma dívida pendente. Fora isso, a parcela do financiamento não pode representar mais de 30% da sua renda mensal, ou o crédito não será aprovado.

Pelos bancos

Os bancos, também, têm linhas de crédito específicas para financiamento de construções e reformas residenciais. Para contratar esse serviço, você precisa ser correntista no banco e comprovar a sua renda.
Cada banco tem suas regras para o financiamento. O fator comum entre eles é que você pode usar o dinheiro para compra de materiais de construção ou serviços de mão de obra, tanto para construir quanto para reformar.
O financiamento, geralmente, tem um limite de valor de acordo com a renda do cliente, e o banco nem sempre financia totalmente a reforma.  A taxa de juros e o prazo para o pagamento, também, variam entre os bancos. Por isso, se você está pensando em fazer um financiamento para reforma, nossa dica é procurar um gerente do seu banco para entender melhor as condições de pagamento, a quantia que será liberada, os prazos e as taxas.
A grande vantagem do financiamento dos bancos é que as taxas, geralmente, são mais baixas, e não existe valor máximo do imóvel. Entretanto, a desvantagem é que os prazos para pagamento, muitas vezes, são menores do que os permitidos pelo governo.

Pelos cartões de crédito das lojas de construção

Outra forma de conseguir financiar a reforma é utilizar os cartões de crédito de marca própria das lojas de materiais de construção. Eles têm o benefício de serem mais flexíveis quanto às condições de pagamento, permitindo prazos maiores e juros baixos.
Por outro lado, esses cartões podem gerar um descontrole financeiro na sua renda, já que as lojas não fazem avaliação de crédito antes de permitir que o cliente crie o cartão. Então fique atento aos seus prazos para evitar inadimplência e gerar uma dívida que não pode pagar.

Quais são as vantagens do financiamento?

Agora que você já conhece as principais formas de conseguir um empréstimo para reforma, entenda também os benefícios que ele pode trazer para você!

Realizar a obra completa

O primeiro benefício, e provavelmente o mais importante, é que você, finalmente, conseguirá realizar o seu sonho de reformar a casa. Talvez, se fizesse a reforma sem ter financiamento, precisaria realizar a obra em etapas, ou até abrir mão de reformar alguns cômodos para conseguir pagar sozinho.
Com o financiamento, você consegue investir na reforma, valorizar o imóvel para venda, comprar materiais e serviços de qualidade e pagar de forma parcelada, sem se comprometer.

Conseguir negociações melhores com fornecedores e lojistas

Outra vantagem é que, tendo o dinheiro da reforma em mãos, é mais fácil conseguir negociar a mão de obra dos servidores e também os materiais de construção. Assim você consegue barganhar e alcançar descontos melhores, inclusive por que pode oferecer o pagamento à vista. As lojas preferem receber um pouco menos e receber antecipadamente do que pagar as taxas de parcelamento que os cartões de crédito cobram.

Manter as economias e investimentos

Por fim, você deve considerar que, mesmo tendo dinheiro investido em poupança ou mercado financeiro, o financiamento pode ser melhor. Dessa forma, você evita gastar suas economias e usar o seu dinheiro para outros planos. Isso porque, muitas vezes, o rendimento do investimento é maior do que a taxa cobrada pelo financiamento.
Viu como o financiamento para reforma pode ser uma alternativa muito interessante mesmo que você já tenha o dinheiro guardado? No texto de hoje, você aprendeu várias vantagens desse tipo de empréstimo e ainda viu dicas de várias modalidades para consegui-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário