quinta-feira, 22 de maio de 2014

Casa Porto reabre suas portas após cinco anos

 

Espaço que estava fechado desde 2009 abriga a mostra "Dos Salões à Bienal do Mar"

Uma casa histórica, situada logo no início do Centro de Vitória, se tornou marca de um frutífero período da cultura no Espírito Santo. Foi na Casa Porto das Artes Plásticas que muitos artistas encontraram refúgio para suas obras profundamente inspiradas pelo mar capixaba. Ali, de 1999 a 2009, nasceram os Salões e a Bienal do Mar, alguns dos mais importantes eventos das artes plásticas no Espírito Santo, e que atraiam representantes das artes de todo o Brasil.

Foram cinco anos de portas fechadas – desde 2009 –, que fizeram com que muitos duvidassem da volta da Casa Porto à ativa. Mas o dia chegou. Nesta quinta-feira (8), às 19 horas, o espaço de arte reabre as portas com a exposição “Dos Salões à Bienal do Mar”, com obras de 12 artistas contemporâneos, entre eles Fabrício Coradello, Irineu Ribeiro, Jean R., Piatan Lube e Júlio Tigre. Entre os trabalhos, obras premiadas nos salões e na Bienal.

Além do espaço expositivo, a ideia é que a Casa Porto se torne um centro cultural que possa abrigar festivais que contemplem as diversas facetas da arte, explica o coordenador da Casa Porto, Reinaldo Freitas Resende.
 
Foto: Elizabeth Nader/ Divulgação - Jornal A Gazeta
A Casa Porto foi reformada e agora terá espaço para abrigar exposições e festivais multiculturais


“Queremos que a Casa Porto funcione como espaço de formação cultural e artística. Ela já tinha um trabalho no passado, com exposições, lançamentos de livros, filmes, e outros eventos na área da cultura. A nossa ideia é trazer eventos e festivais que possam ter particularidades que abracem manifestações artísticas diferentes, seja teatro, performance ou cineclubismo”, destaca.

No evento de abertura da exposição, será feita uma homenagem ao ex-secretário de Cultura de Vitória, Alexandre Lima, e empossada a nova secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas. Ana Laura é jornalista e escritora, e, até hoje, ocupava a gerência de conteúdo do portal da prefeitura de Vitória.

Além da mostra, a Casa Porto volta também com a programação de oficinas. A primeira será de “Elaboração de Projetos Culturais”, com duas turmas, de 26 a 30 e maio. Ainda haverá oficinas de arte-educação, de diagramação de projetos culturais e meios e técnicas artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário