quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ambientes mutáveis com paredes móveis

     Ambientes mutáveis com paredes móveis



Cada dia mais os apartamentos pequenos, de um só dormitório se espalham pelo mundo. O maior problema é ter espaço de fato para receber convidados de uma maneira funcional. Agora, imagine se um apartamento pequeno pudesse ter as funcionalidades de um ambiente até três vezes maior? Essa é a ideia principal do projeto CityHome, desenvolvida pelo grupo Changing Places (modificando lugares), do Massachussets Institute of Technology (MIT) Media Lab, nos Estados Unidos.
Com a ajuda de paredes transformáveis, a sala de estar pode ser emendada com a cozinha, virar um quarto, uma sala de ginástica ou abrir espaço para um pequeno escritório. Basta arrastá-la e definir o tamanho de cada canto da casa.
O planejamento para a construção de um design modular que atenda às necessidades dos moradores começa com a definição do perfil dos residentes por meio de questionários e dados de mídias sociais. De acordo com as informações disponibilizadas, um programa de computador faz sugestões sobre como o ambiente pode ser configurado. O arquiteto e o usuário também podem manipular os objetos, otimizando o espaço conforme as preferências e o estilo de vida dos moradores.
Além da mobilidade, as paredes escondem camas, mesas, utensílios domésticos, que podem ser puxados para fora ou colocados de volta no lugar em questão de segundos. A praticidade permite a reformulação do espaço várias vezes ao longo do dia. De acordo com o site do projeto, as casas estão se tornando centros de produção, entretenimento, saúde, comércio, produção de energia e aprendizagem, e o projeto CityHome foca no desenvolvimento desses espaços de convivência e de trabalho próprios para essa mudança.
Segundo os pesquisadores, o investimento inicial é compensado pela posterior economia, já que um apartamento de cômodo único pode ter a mesma funcionalidade de um com três ambientes.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário