terça-feira, 7 de outubro de 2014

Edifícios sustentáveis x Edifícios verdes: afinal, existe diferença?

Edifícios sustentáveis x Edifícios verdes: afinal, existe diferença?



Com certeza você já ouviu falar em edifícios sustentáveis e edifícios verdes. Mas, qual a diferença entre eles? De acordo com estudos de arquitetura e construção sustentável, a classificação de edifício sustentável está mais próxima do conceito de autossuficiência, o que significa que o prédio causa impacto zero no meio ambiente, pois tudo aquilo que consome é compensado pelo que produz ou reutiliza. Na prática, esta classificação se restringe às novas construções, já planejadas desta forma desde a sua idealização.
Já os edifícios que adotam práticas e tecnologias para minimizar os impactos no meio ambiente são considerados edifícios verdes. Vamos explicar: segundo o U.S. Office of the Federal Environmental Executive (OFEE) – instituto responsável pela promoção da sustentabilidade e gestão ambiental das operações do governo americano – prédios verdes são “aqueles que têm maior eficiência no uso de energia, água e materiais, e reduzem o impacto na saúde humana e no meio ambiente por meio de uma melhor localização, projeto, construção, operação, manutenção e gestão de resíduos durante o ciclo de vida do edifício”.
Para serem considerados verdes, os edifícios devem seguir algumas regras e determinações, criando assim uma série de características comuns, como:
Fonte: http://www.condominiosverdes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário