domingo, 30 de agosto de 2015

Apartamentos pequenos: dicas de decoração

Atualmente são cada vez mais frequentes apartamentos pequenos ou com áreas reduzidas, limitando as possibilidades de decoração. Mas com um bom planejamento é possível resolver essas dificuldades. Algumas dicas são importantes na hora de decorar apartamentos pequenos, para que seja possível proporcionar um melhor aproveitamento e funcionalidade dos ambientes.
Antes de qualquer coisa, é importante um primeiro passo: pegar o lápis e o papel e anotar tudo o que você deseja ou pretende ter em cada ambiente. Faça um layout com as medidas de cada móvel e decoração que pretende colocar, para que as proporções dos móveis sejam harmoniosas e a circulação preservada.

Confira dicas e sugestões para decorar apartamentos pequenos


1 – Um belo espelho não pode faltar em espaços pequenos, uma vez que transmite leveza e sensação de amplitude. Mas cuidado onde colocá-lo. O lugar ideal, em apartamentos pequenos, é em paredes que não reflitam locais com muita informação como estantes e home theaters. Já acessórios decorativos e plantas ficam bem legais refletidas nele. Muito usado em sala de jantar e em corredores estreitos, o espelho necessita de limpeza constante.
2 – É fundamental ter móveis planejados em pequenos ambientes, tornando possível projetar armários e estantes funcionais e que atendam a todas as necessidades. Em apartamentos pequenos, os móveis multiuso também são bem- vindos, como puffs para os pés que também podem ser um porta treco, uma cama baú que pode se guardar as roupas de cama embaixo, entre outros.
apartamentos pequenos sala de estar
Apartamentos pequenos: Sala de estar

3 – Ambientes integrados é uma ótima solução para apartamentos pequenos. Uma cozinha americana vai muito bem nessas áreas devido a praticidade e amplitude. Se o modelo do piso for igual em todos os ambientes, diminui a sensação de ‘quebra’ de ambientes.
apartamentos pequenos sala de jantar
Apartamentos pequenos: cozinha americana
4 –  É importante usar sempre cores neutras. Elas ajudam a proporcionar uma sensação de amplitude e leveza, em apartamentos pequenos. Para quem gosta de cores fortes e vibrantes é melhor evitá-las pois pode diminuir ainda mais os espaços que já são pequenos. Coloque-as em detalhes como nas almofadas ou em mantas.
5 – Quanto mais claridade natural nos ambientes, melhor. Para dar destaque a peças decorativas e locais que precisam de mais iluminação, o ideal é usar pontos de luz embutidos no gesso direcionáveis. Os rasgos nos gessos com iluminação embutida estão em alta.
apartamentos pequenos sala de jantar
Apartamentos pequenos: sala de jantar

6 – Menos é mais. Quanto menos informação melhor, não abuse muito de quadros e acessórios. Eles podem poluir o ambiente e deixá-lo com aspecto de bagunça. Os tapetes também devem ser usados com parcimônia. Tome cuidado onde colocá-lo para não diminuir o espaço e tropeçar, o aconselhável é  apenas no home theater, se houver.
7 – Pratique o desapego. Não guarde o que não precisa. Aprenda que coisas entulhadas sem uso é energia negativa acumulada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário