domingo, 21 de abril de 2019

Faça bons negócios! Aprenda como valorizar imóvel para venda

Conquistar a casa própria é um dos objetivos da maioria dos brasileiros, mas é um processo em que é necessário lidar com itens indispensáveis para correr atrás desse sonho. Muitas pessoas ainda adquirem propriedades como forma de investimento, seja aluguel ou para vender posteriormente. E, nesse momento, é importante saber como valorizar um imóvel para venda.

Antes de colocar um imóvel para vender, é essencial que o proprietário tome algumas precauções para evitar problemas nas negociações. É importante ter agilidade nos processos de compra e venda ou locação para não haver perda de tempo ou dinheiro.
Valorizar um imóvel que está à venda é extremamente necessário, visto que esse aspecto aumenta a percepção do espaço e que também vai determinar quanto ele considera justo pagar pelo bem. O vendedor não vai considerar vender por menos do valor do mercado e nem comprador vai pagar mais do que ele acha que deve.
Se você pretende vender um imóvel, mas não sabe como valorizar o seu bem, continue por aqui e veja algumas dicas sobre como cumprir essa tarefa, bem como a importância de preparar o imóvel e deixá-lo em bom estado para esse processo de venda. Vamos lá?

Por que preparar um imóvel para venda?

A valorização de um imóvel vai variar bastante de acordo com o objetivo que for colocado para a venda, bem como o desejo do público para o qual ele está destinado. É esse fator que vai mostrar as principais mudanças que devem ser feitas, seja na casa ou apartamento que for disponibilizado para negociação.
A localização, o tamanho do bem e o número de cômodo no espaço, por exemplo, afetam diretamente no tipo de público que se interessará. Porém, uma coisa que devem ser feita em qualquer situação é deixar o local em perfeito estado de conservação, para que o comprador possa desfrutar dele sem nenhum problema e para que ele não perca valorização por conta de algum dano.
Portanto, antes de colocar o seu imóvel à venda, faça uma vistoria em todo o espaço, veja quais cômodos precisam de reparo, se será preciso trocar alguma parte do revestimento ou, até mesmo, pintar algumas paredes, trocar peças sanitárias e demais acessórios da edificação.
Se for preciso, faça uma pequena reforma em todo o apartamento. Mesmo que você gaste um pouco com isso, no momento da venda, terá um retorno muito maior pela valorização que esse fator trará para o imóvel.

Como valorizar um imóvel para venda?

Faça uma nova pintura

Uma forma de dar uma cara nova para todos os ambientes, seja da casa ou do apartamento, é fazendo uma nova pintura. Muitas vezes, com o uso do espaço, as paredes ficam sujas ou manchadas devido a alguma infiltração ou mofo. Sendo assim, uma nova mão de tinta pode deixar tudo mais bonito e com cara de novo.
Não se limite só às paredes, você pode pintar as portas também, principalmente a de entrada, causando uma boa impressão no cliente. Faça uma pintura nos cômodos com uma tinta mais neutra, de preferência branco ou tons pastéis. Um ambiente neutro aumenta a sensação de amplitude.

Cuide do acabamento

Outro fator que pode ser danificado com o tempo são os revestimentos de pisos de algumas paredes do imóvel. Dessa forma, para valorizar mais o seu bem e deixá-lo em bom estado, você pode trocar algumas ou todas as peças, utilizando materiais de qualidade e que deixem o ambiente mais bonito.
Você deve atentar também para outros tipos de acabamento, como o alisar das janelas e portas. Dependendo do material que for utilizado, é importante fazer uma vistoria e garantir que eles estão com uma aparência adequada.

Faça um bom projeto de iluminação

Esse é um fator que pode modificar a percepção estética de qualquer espaço. Ela é capaz de destacar um ambiente e dar mais vida e beleza para a decoração, então, para valorizar o seu imóvel durante uma visita para negociação de venda, nada melhor do que apostar em uma boa iluminação.
Dê destaque para pontos de entrada de iluminação natural durante o dia para deixar o ambiente bastante claro e evitar o gasto desnecessário de energia elétrica. Faça, também, um bom projeto que capte a luz artificial que valorize o espaço durante a noite. Uma boa dica é utilizar lâmpadas embutidas no forro de gesso, que deixam qualquer local bem mais bonito e sofisticado.

Organize as instalações elétricas e hidráulicas

Tanto as instalações elétricas quanto as hidráulicas são fatores de qualidade de qualquer imóvel. Dessa forma, é importante que seja feita uma vistoria sobre as condições dessas instalações. Se for necessário trocar alguma peça, não deixe para depois.
Problemas na parte elétrica e hidráulica de uma casa estão ligados à segurança do morador e afetam toda a estrutura da construção, como é o caso de infiltrações na alvenaria e nos elementos estruturais causadas por algum dano na tubulação.

Use móveis planejados

Os móveis planejados valorizam — e muito — um imóvel, pois chamam a atenção e atraem muitos compradores. Isso porque, quando se encontra uma casa ou apartamento mobiliado, a logística da mudança dos moradores para o novo lar é facilitada, além de contribuir também para a organização do espaço.

Mantenha o ambiente limpo

É importante destacar que um fator simples, mas que influencia muito na valorização do imóvel, é a limpeza. Quando um possível comprador encontra o ambiente sujo e mal arrumado, considera esse fator com um ponto negativo e não se sentirá atraído pelo espaço.
Um local limpo e organizado vai mostrar para o comprador o cuidado que o proprietário tem com o imóvel e conta como um ponto positivo para a compra.

Destaque a sua localização

A localização do imóvel pode ser um grande destaque para atrair o público, então, dessa forma, na sua divulgação, mostre e valorize bastante o local em que o seu bem se encontra.
Pessoas mais jovens e solteiras vão procurar apartamentos localizados na área central da cidade, com fácil acesso às principais vias públicas, perto de shoppings e bairros comerciais.
As famílias formadas, no entanto, costumam procurar lugares mais tranquilos, em que seja possível relaxar e ter uma boa qualidade de vida, mas que não deixem de ser próximos a locais importantes para facilitar a rotina.
Dessa forma, veja bem a localização do seu imóvel e tente destacar bastante os principais pontos positivos da região, como comércios, bancos, escolas, segurança da vizinhança etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário