domingo, 14 de abril de 2019

Portabilidade de crédito imobiliário cresce 146%


Os pedidos de portabilidade de crédito imobiliário somaram R$ 5,06 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 146% em volume de operações contratadas. O levantamento foi feito pela Melhortaxa, plataforma digital que faz um comparativo de taxas e propostas de financiamento à habitação.
O número de contratos aumentou 96% na mesma base de comparação, para 17.158. A compilação leva em conta dados do Banco Central e da Abecip, associação das instituições que atuam no crédito imobiliário. O movimento acelerou no segundo semestre de 2018.
Para Rafael Sasso, cofundador da Melhortaxa, mais clientes estão começando a conhecer a opção da portabilidade (embora ela exista desde 2006), e os bancos passaram a oferecer remuneração a parceiros para fazer esse tipo de operação. "É lento, mas está acontecendo" diz.
A queda da taxa Selic e a maior competição entre os bancos no crédito imobiliário também deram contribuição importante. Entre 2017 e 2018, as instituições fizeram algumas rodadas de corte nos juros da modalidade.
De acordo com Sasso, o mercado imobiliário vem dando alguns sinais de melhora - que refletem na operação da "fintech".
A Melhortaxa, que se define como um marketplace para crédito e refinanciamento imobiliário na América Latina, tem feito mais de R$ 30 milhões em contratações por mês. Na plataforma, o interessado em tomar recursos recebe as propostas que se encaixam em seu perfil e recebe auxílio para dar andamento ao processo até a assinatura do contrato.
Lançada em 2014 por Sasso e Julien Desvergnes, a plataforma recebeu investimento do braço de private equity do Goldman Sachs no ano passado. Na ocasião, o banco americano fez aporte na holding que está acima da Melhortaxa no Brasil e de uma companhia similar na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário