segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aprenda a combinar tapetes e inove na decoração

Aprenda a combinar tapetes e inove na decoração


Os tapetes fazem toda diferença na decoração. Com dois ou mais, é possível simular um modelo maior ou delimitar ambientes. Independentemente do motivo, a sobreposição ou a justaposição tornam tapetes singulares em uma peça única e especial. Abaixo, confira dicas valiosas para combinar com harmonia:
* Se seu estilo é ousado, não tenha medo de misturar cores, estampas, materiais… O resultado fica lindo!

* Para não ficar over, composições que se destacam devem ser usadas em espaços amplos, onde é possível criar um equilíbrio com outros elementos da decoração.

* Para criar um efeito de patchwork, una modelos diferentes, desde que com características em comum. Vale listrado com liso, estampado com arabesco ou sofisticado com rústico.

* A mistura de estampas pode ser perigosa. Para não errar, trabalhe com um tapete liso e neutro como base e sobreponha um menor estampado.
* Para forjar um tapete maior, una duas ou mais peças do mesmo modelo, tamanho, formato e cor.
* Se você tem um tapete muito significativo, mas pequeno para o espaço, recorra à sobreposição. O resultado será semelhante ao de uma moldura, destacando o tapete de grande valor afetivo.
* Em ambientes integrados, os tapetes podem ser usados para delimitar as áreas. Uma sugestão é usar o efeito “negativo”, aplicando tapetes iguais, mas com tons diferentes.
* Se a sobreposição ficar volumosa, opte por espaços de pouco uso, como escritórios ou cantinhos de leitura, para não comprometer a circulação.

* Evite a sobreposição em ambientes de alto tráfego para não causar tropeços. É possível aumentar a área do tapete, unindo modelos semelhantes mas com padronagens diferentes.
* Apesar de não existir regra, o ideal é que o modelo sobreposto esteja centralizado sobre o tapete base, deixando uma espécie de barrado.
* Procure sobrepor peças do mesmo formato: retangular sobre retangular, redonda com redonda, e assim por diante.
* Recomenda-se que o tapete base tenha baixa espessura, no máximo de 10 cm, para que o modelo sobreposto tenha um melhor caimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário