domingo, 1 de dezembro de 2013

Cuide de um pequeno jardim

Cuide de um pequeno jardim

Se você é daqueles que passa o dia fora, não tem tempo de cuidar de jardim ou mora em local sem espaço físico para isso mas adora um verde para chamar de seu, aqui estão algumas dicas e opções que vão deixar você com água na boca!
São pequenas porções de verde que cultivados em locais inusitados tornam-se, escolhas bacanas para quem quer viver ao lado de uma plantinha.

Vamos começar por uma pequena mesa de madeira sobre pés de ferro que você pode improvisar: Forre com plástico preto sua caixa de madeira para que ao molhar seu pequeno jardim a madeira não se deteriore rapidamente. Mantenha um pequeno furo no fundo da madeira e do plástico para água escoar. Coloque nesta ordem os seguintes substratos:
*1 manta de forração
*1 camada de areia
*1 camada de terra para vaso
*Plantas pequenas que necessitem de pouca água (2 regas na semana, no máximo)
*Pedrinhas, seixos, enfeites para transformar sua mesa num jardim lindo.
Se você  está achando que esse jardim está grande demais que tal usar uma xícara? Isso mesmo, uma xícara velha desparelhada que quase foi para o lixo! Em um cantinho com água e plantas de aquário se tornam um jardim aquático bem fácil de cuidar. Troque a água dia sim dia não para que insetos não façam do seu pequeno jardim um Lar!   Em tempos de Dengue todo cuidado é pouco. Esse tipo de planta gosta de luminosidade mas não necessita de sol direto.

Na verdade qualquer recipiente de vidro que contenha um orifício para entrada de ar pode servir de local  para plantas.
Abaixo, alguns vidros que estão repletos de suculentas, cactos, plantas desérticas, e espécies que necessitam de pouquíssima ou nenhuma rega. Portanto se seu tempo for curto essas são as mais indicadas para seu ritmo. Um fundo de areia, pedrinhas e uma rega a cada 15 ou 30 dias com uma colherinha, já mantém um verde alegrando sua casa.

E se ainda assim seu espaço for mínimo,  use rolhas como vasinhos! Elas são ótimos recipientes para plantas, mas atenção  porque rolhas de cortiça natural estão proibidas por lei. Use as artificiais que se dão bem da mesma forma para este fim. E ficam lindas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário