quarta-feira, 22 de abril de 2015

Precisando de ideias para seu banheiro pequeno?

Pensar na decoração de banheiro pequeno não é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso aproveitar os espaços sem deixar de lado quesitos como praticidade e beleza.
decoração de banheiro pequeno
Espelhos e pastilhas são grandes aliados da decoração de banheiro pequeno (Fotos: Reprodução – Houzz)
Por isso, esqueça o excesso de móveis e invista em recursos que tragam a sensação de amplitude. Uma dica é usar apenas um gabinete no banheiro e, para economizar ainda mais espaço, instalar um cesto aramado (a famosa tulha) em um dos gavetões com porta basculante. Também é vantajoso escolher gabinetes que tenham rodízios, o que permite remover a peça facilmente na hora da limpeza.
Gabinete dá charme ao banheiro e serve para armazenar produtos e objetos do morador
Gabinete dá charme ao banheiro e serve para armazenar produtos e objetos do morador
O ganho de amplitude no banheiro acontece ainda ao instalar o armário longe do chão. A proposta transmite a ideia de um espaço maior, além de facilitar a limpeza e evitar problemas com umidade. Mas saiba que o tamanho do gabinete influencia bastante na decoração. O ideal é não ser muito profundo e ter uma cuba de semi-encaixe no lavatório. A desvantagem das cubas tradicionais (de 30 cm de diâmetro) é exigirem tampos grandes e ocuparem muito espaço no ambiente.
Deixar o banheiro organizado é mais um trunfo. Tenha à mão somente os itens usados com frequência – escova de dente, sabonete e pasta dental, por exemplo – e guarde remédios e itens de maquiagem em outro local.
Nichos e prateleiras são ótimas opções para organizar os utensílios do banheiro
Nichos e prateleiras são ótimas opções para organizar os utensílios do banheiro
“Outra forma de ganhar espaço e praticidade é embutir os nichos nas paredes. Faça isso inclusive na área de banho e tenha um lugar extra para os shampoos e condicionadores”, afirma Natalia Noleto, arquiteta.
A busca por amplitude em banheiros pequenos pode ser resolvida também com o uso de portas de correr. O recurso é ideal para o box e as portas do gabinete. Lembre-se ainda de que a melhor opção na escolha do box é o vidro sem estampas, pois deixa o visual do ambiente mais leve.
Se o chuveiro ficar num canto, opte pelo box em ângulo de 90º com portas de correr (Foto: Divulgação)

Pequenos truques de decoração de banheiro pequeno

Outra atitude que ajuda a deixar o lugar maior é recorrer ao poder dos espelhos. Instale as peças acima do lavatório, mas antes se certifique de que não existam canos de água na parede.
A dica para deixar o local mais charmoso é usar quadros pequeninos na parede. O cuidado é apenas garantir que a moldura seja resistente à umidade intensa.
A decoração pode também contar com tapetes leves, antiderrapantes e, de preferência, impermeabilizados. Além disso, abuse de velas, difusores, sprays e até mesmo de flores secas aromatizadas para trazer mais aconchego à sala de banho. Caixas organizadoras também escondem a bagunça e dão charme à decoração.
Além de organizar, os cestos organizadores dão charme à decoração (Foto: Shutterstock)
Quanto às cores dos móveis e paredes, evite tonalidades fortes (vermelho e laranja, por exemplo), pois existe o risco de os moradores enjoarem facilmente do visual. Invista em cores neutras e pastel – sendo o branco, o cinza e o off-white os tons mais indicados.
Os revestimentos também precisam ser bem escolhidos. O recomendado pelos especialistas é usar pisos antiderrapantes e de tonalidades claras para ganhar espaço. E uma saída que personaliza a decoração é usar pastilhas coloridas nos nichos ou em faixas estreitas nas paredes.
Prefira usar tonalidades claras no revestimento do banheiro e abuse das cores na hora de colocar detalhes, como cortinas e objetos de decoração
Existe a possibilidade de aplicar papéis de parede vinílicos nos lugares fora da área de banho. Mas se preferir recorrer às tintas lembre-se de usar produtos resistentes à umidade (o epóxi é uma boa opção).
Em assunto de iluminação, evite instalar lustres e ter rasgos no teto – pois tais áreas acumulam sujeira e são difíceis de limpar. O melhor é embutir as luminárias no forro de gesso e abusar de luzes difusas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário