sábado, 18 de abril de 2015

Saiba quais são as tarifas que incidem na compra de um imóvel com financiamento bancário.

Quando optamos pelo financiamento imobiliário, buscamos facilidade e agilidade para obtenção de crédito e assim realizarmos da maneira mais prática a compra do imóvel, não é mesmo?

Tire suas dúvidas sobre as taxas do financiamento imobiliário
Até o momento da aprovação de crédito tudo vai bem, as contas estão “batendo”, esta tudo seguro para dar continuidade ao processo e então assinar o contrato de financiamento.
A partir de então, que entra a parte burocrática, que talvez poucas pessoas saibam e acabam ficando desprevenidas para essa etapa. Existem certos gastos além do valor de compra e venda que muitas vezes não são esperados por compradores inexperientes. Esses valores são cobrados pelo cartório e prefeitura, não existe nenhuma relação com o banco que esta sendo realizado o  financiamento.

É recomendável que se destine 5% do valor do imóvel para gastos com tarifas e impostos. Quer saber quais são eles?

ITBI
Imposto sobre transmissão de Bens Imóveis é o valor cobrado pela transferência do imóvel do vendedor para o comprador, esse valor varia entre 2 a 3%, dependendo da localidade. O imposto é cobrado diretamente pela Prefeitura. Em alguns municípios é possível solicitar boleto através de sites da prefeitura local, entregando a guia de ITBI no cartório de notas onde será feito o registro do imóvel.
Registro / Escritura
Outra tarifa a ser cobrada quando se da entrada do contrato do financiamento é o registro do imóvel. O valor a ser pago no cartório pelo comprador, depende do valor do imóvel.  As tarifas podem ser consultadas através do site ou portal dos cartórios de registro de imóvel .
Você sabia?
Uma consideração importante que devemos ressaltar! Para a compra do primeiro imóvel é descontado 50% do valor dos custos do registro desconsiderando o ITBI.  Mas lembre-se de avisar o cartório que se trata de sua primeira compra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário