quarta-feira, 4 de junho de 2014

Utilizar energia solar em casa vale a pena?

Utilizar energia solar em casa vale a pena?

Embora moremos em um país tropical, os brasileiros ainda não aproveitam como deveriam um de seus principais recursos: o calor do sol. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), existem apenas 27 mini ou micro-estações geradoras de energia solar no país. Três delas, além disso, são pontos comerciais, enquanto 24 são residências. Será, então, que vale a pena utilizar energia solar em casa?

Antes de mais nada, o uso eficiente de energia e água deve ser priorizado. Em 2014, por exemplo, vimos grandes reservatórios de água em situações alarmantes e ficou claro, mais uma vez, que é preciso economizar. Por isso, não adianta muito possuir energia solar em casa, se o desperdício continua sendo o mesmo.
Então, antes de instalar um projeto de abastecimento de energia solar em sua casa, verifique alguns fatores, como se há grandes aberturas para a entrada de luz, se há utilização de lâmpadas eficientes, que consomem menos energia, e se os eletrodomésticos possuem selo Procel, por exemplo.
Embora o custo total de um projeto de energia solar seja de aproximadamente R$ 60.000, não existem desvantagens em adotá-lo. A principal vantagem é ter um sistema sustentável e, além disso, o tempo médio para retorno do investimento é de 16 anos, independentemente do porte da instalação.
Para utilizar o sistema em uma casa já construída, é preciso que haja espaço disponível para a instalação da bateria de placas, que devem ficar voltadas para o norte, e que o local tenha ótima incidência solar todo o ano. Fora isso, é preciso saber que uma maior capacidade instalada gera economia mensal maior: qualquer cidadão pode gerar energia e conectar-se à rede pública pagando a diferença entre a energia gerada e a consumida, se esta última for maior.
www.andersonmartins.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário